Marcas com Sal indica o momento certo para investir em plano de rebranding

A motivação vinda de um player desloca toda a categoria

A escola de idiomas Red Balloon completa 55 anos em 2024 e de presente ganhou os resultados do rebranding assinado pela consultoria Marcas com Sal. Lançada no ciclo de matrículas 2023 e 2024, a nova marca alavancou recorde de inscrições e manteve a taxa de retenção acima de 80%.

A meta é atrair alunos além de crianças e adolescentes. Ícone da rede, o balão de festa, que lembra a infância, deu lugar ao balão de viagem vermelho, que remete à expansão de horizontes. O slogan é ‘Inglês para voar alto’. “A passagem do balão faz todo o sentido para o negócio, que precisava de atualização. É um deslocamento brutal. Do balão de festa no buffet infantil, o aluno foi descobrir o mundo”, comenta Letícia Pettená, chief growth officer da Marcas com Sal.

Peça da Red Balloon comunica o novo slogan da marca (Divulgação)

Há casos em que o rebranding apenas ajusta a marca ao patamar onde o negócio já está. “Houve um deslocamento e a marca ficou para trás. Isso é algo muito recorrente”, aponta Ana Moura, CEO da Marcas com Sal.  Momentos emblemáticos na evolução de uma empresa, fusões, movimentação de contexto e reconfiguração de mercado também podem indicar uma revisão de posicionamento. Fabricantes de cerveja, por exemplo, apostam na tendência de bebidas não alcoólicas, sugerindo a necessidade de comunicar uma mudança de atuação.

E quando entrantes chegam com propostas sedutoras, acabam obrigando todo o setor a rever posições. “A motivação vinda de um player desloca toda a categoria”, confirma Ana, deixando como exemplo o projeto feito para o escritório de soluções jurídicas Mattos Filho, que adotou uma linguagem contemporânea para neutralizar a percepção sisuda, típica das marcas do setor. “Outros escritórios começaram a se questionar”, recorda Ana.

Leia a matéria completa na edição de 17 de junho do propmark