Marcas de material escolar lançam campanhas para a volta às aulas
Universo digital e ações de sustentabilidade são temas de destaque na divulgação dos lançamentos de produtos para o novo ano letivo
O mês de janeiro, marcado pelas férias escolares, ainda está na metade, mas alguns dos principais fabricantes do setor já se anteciparam à volta dos alunos às escolas e lançaram novos modelos de material escolar e suas respectivas campanhas de propaganda e promoção. São novidades que incluem o universo digital e preocupações com a sustentabilidade.
Um exemplo é a ação da Tilibra, tradicional fabricante de material escolar, que lançou este ano o aplicativo Tilibra Connect, que permite integrar o online e o offline para que o estudante tenha os estudos na palma da sua mão, onde estiver. São 33 produtos entre cadernos espirais e de discos, compatíveis com essa nova tecnologia.
A campanha, para a divulgação do aplicativo, criada pela agência Talent, foi pensada a partir da necessidade de aulas a distância que a pandemia impôs durante dois anos. Com a ausência dos estudantes nas salas de aula, entre 2020 e 2022, houve também um impacto no consumo de materiais escolares, já que o apoio virtual se tornou uma realidade. “A pandemia trouxe desafios significativos para todos nós, especialmente no contexto educacional. Essa pausa nos permitiu refletir sobre o cenário atual e em como podemos ser agentes positivos de mudança nesse contexto de constante evolução digital”, afirmou Karina Marchini, diretora de marketing da Tilibra.
Foram desenvolvidas peças para as redes sociais, além de parceria com influenciadores que dialogam com o público-alvo, reforçando a qualidade e a inovação da marca. “Desenvolver a estratégia para este projeto foi um desafio, mas que nos empolgou. Estamos orgulhosos de ter concebido uma abordagem integrada que não apenas responde às necessidades educacionais atuais, mas também molda uma narrativa envolvente e autêntica em cada fase da campanha”, comenta Thiago Brunelli, diretor de criação da Talent.
“Ao criar peças criativas, a nossa equipe se dedicou a capturar a essência única deste aplicativo inovador. Cada design foi cuidadosamente elaborado para transmitir não apenas informações, mas também a promessa de uma transformação na experiência de aprendizado”, complementa Caíque Mazenek, também diretor de criação da agência.
O funcionamento do Tilibra Connect é simples: o usuário escreve suas anotações em um caderno compatível e, em seguida, escaneia a folha, usando a câmera. O app também cria fichas de estudo de forma automática e propõe um jogo de erros e acertos para facilitar a memorização do conteúdo.
Leia a íntegra da reportagem na edição impressa do dia 22 de janeiro