Marcas devem cocriar com creators para atingir geração Z, segundo Trope
Em evento realizado na última quinta-feira (15), a consultoria também destacou a importância da criação de produtos aderentes à genZ
O Creators Talks, organizado pela Creators LLC, reuniu criadores de conteúdo, marcas e profissionais da indústria para falar sobre a Creator Economy na última quinta-feira (15). Um dos assuntos destacados do evento abordou como a geração Z, principalmente, está moldando o futuro da sociedade, incluindo negócios das empresas, por meio de características, valores e comportamentos diferentes aos que as marcas estavam acostumadas.
Segundo um levantamento das Nações Unidas, 30% da população mundial pertence à geração Z e, no Brasil, cerca de 51 milhões de pessoas são genZ representando uma parcela importante da sociedade que pode impactar nos negócios.
A geração Z está mudando a forma como as marcas se comunicam com os consumidores, principalmente, por meio dos criadores de conteúdo. Luiz Menezes, fundador e CEO da Trope, faz uma referência à palestra do influenciador Noah Miller em Cannes sobre a importância das marcas cocriarem com profissionais da genZ. “É importante a gente sentar e discutir, debater briefing e o quanto o creator pode ser um grande meio de resolver problemas de negócios”, diz Menezes no Creators Talks.
Case Bubbaloo
A parceria entre a Trope e Bubbaloo começou em 2021 quando a marca voltou sua comunicação ao perfil no Instagram. “Eles estavam há um tempo sem se comunicar e quando voltaram, queriam acessar uma geração nova. Os millennials já conheciam a marca, mas a genZ não. E o meio que eles utilizaram para isso? Os creators”, explica Luiz. A Trope realizou um projeto de consultoria para a marca com o objetivo de criar uma conversa com a geração Z utilizando estratégias assertivas.
Geração Z e a criação de produtos
Antes de criar campanhas, as marcas precisam pensar na estratégia, incluindo o envolvimento de pessoas da geração Z, que podem oferecer ideias sobre como melhorar produtos. “O creator consegue dar insights que passam do marketing e chegam no produto e formas de melhorá-lo ou até na venda em canais específicos”, diz Menezes. A geração Z busca cada vez mais por marcas autênticas que incluam pessoas dessa geração na conversa. “Não adianta ter um caminhão de dinheiro e ter um produto que a galera não quer comprar”, complementa. De acordo com a Trope, as marcas precisam ajustar os produtos de acordo com o público-alvo para depois desenhar a estratégia e a campanha.
Nova funcionalidade da plataforma
Durante o evento, a Creators LLC apresentou a nova funcionalidade Creators Search, que consiste em uma ferramenta de pesquisa proprietária que, além de métricas, analisa recortes étnicos, gênero, audiência, interesses, nichos e regionalidade. A empresa revelou que consegue alcançar quase 135 milhões de criadores no TikTok, 128 milhões no Instagram e 11 milhões no YouTube com a nova função. “Queremos que todos possam experimentar a ferramenta, porque a ideia é ser uma funcionalidade acessível”, diz Rodrigo Allgayer, fundador da Creators.
(Crédito: Foto de Felipe Furtado na Unsplash)