Ambev e Piraquê são duas das companhias que fizeram doação para a cidade fluminense; Band e Globo fazem campanha por arrecadação de itens
Até a publicação desta nota, já passava de 100 o número de mortes em Petrópolis (RJ), em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade. Os números de desabrigados ou desalojados são altos, e sempre atualizados para cima com o decorrer das horas. Diante do cenário desolador de uma das piores tragédias da cidade, empresas, marcas e veículos se mobilizam para ajudar a população da cidade fluminense.
A Ambev anunciou que doará para a cidade 21 mil litros de água. "Nesse momento tão delicado e triste, nossos esforços estão em acolher e ajudar o nosso time local e a comunidade petropolitana. Estamos em contato com as autoridades para entender como podemos contribuir da melhor maneira. Uma das necessidades já sinalizadas foi água e, hoje (17), já levamos mais de 21 mil litros de água", informou.
Também nesta quinta, a Piraquê informou que fez uma doação emergencial de alimentos às vítimas das enchentes. Nesta manhã, como afirmou a companhia, foi doada 1,3 tonelada de alimentos para a Comissão das Vítimas das Tragédias da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
As doações serão direcionadas às famílias cadastradas no Programa Aluguel Social, do Governo Federal, destinado às famílias ou pessoas vítimas do desastre natural, que precisaram deixar a sua moradia.
“Conseguimos enviar rapidamente esta primeira doação emergencial para a Comissão das Vítimas das Tragédias da Região Serrana do Rio de Janeiro para apoiar as vítimas das enchentes, dada a relação próxima que temos com a região”, afirma Tiago Timbó, gerente de comunicação, cultura e sustentabilidade da M. Dias Branco, detentora da marca Piraquê.
Os shoppings da Multiplan, no Rio de Janeiro, estão recebendo doações de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas, calçados e água mineral. Segundo a marca, os itens arrecadados para as famílias atingidas serão encaminhados para o Instituto Corrente do Bem.
Também estão sendo aceitas doações de rações para cães e gatos, iniciativa em parceria com o Rio Eco Pets. A instituição de apoio a animais também arrecada doações online.
A Rede Supermarket, por sua vez, abriu as portas de 120 unidades do Estado do Rio de Janeiro para receber doações de água, itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis destinados à cidade de Petrópolis.
As unidades estão localizadas no Rio de Janeiro (Zonas Norte, Sul, Oeste e Centro), Região Metropolitana (Niterói, Maricá, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Tanguá, Rio Bonito, Tanguá), Baixada Fluminense (Caxias, Nova Iguaçu, Japeri, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Magé), Baixadas Litorâneas/ Região dos Lagos (Araruama, Cabo Frio, Saquarema, São Pedro da Aldeia), Região Serrana (Petrópolis), Médio Vale do Paraíba Fluminense (Barra Mansa, Pinheiral, Resende, Valença, Volta Redonda) e Norte Fluminense (Macaé).
A varejista CASA&VIDEO se juntou a Cruz Vermelha Brasileira para realizar a doação de 2 mil litros de água mineral para as vítimas da tragédia. Juntos na campanha SOS Chuvas Rio, a varejista disponibilizou todas as lojas da rede como postos de coletas para quem quiser ajudar com doações.
“O povo de Petrópolis está precisando do nosso apoio, e tem sido importantíssimo contar com parceiros, que facilitam o trabalho humanitário que fazemos, captando doações e fazendo o repasse para a nossa instituição, que as direciona à população afetada", disse Júlio Cals, presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira.
A aceleradora Cross Networking informou que arrecadou, internamente, uma doação em dinheiro de R$ 6 mil revertida para a Ação da Cidadania e para o Centro de Desenvolvimento dos Direitos Humanos de Petrópolis.
“A ação visa principalmente trazer como um foco interno a importância de mudar o mundo por meio de ações, além de reforçar que não é preciso ser uma grande corporação com um alto faturamento para contribuir ou mobilizar o time”, informou em nota.
VEÍCULOS
Band, Cufa e FNA Abraçam os Estados mobilizaram uma campanha de doações via PIX, cujo valor será revertido em alimentos, itens de higiene, entre outros produtos.
A Globo disponibilizou, por meio da plataforma Para Quem Doar, a lista de associações e entidades que estão recebendo doações.