Marcas investem na disputa pelo melhor desconto
Black Friday acontece no dia 25 de novembro
Nas redes sociais, nas caixas de email, nos comerciais de TV, nas lojas físicas, no mobiliário urbano, nas páginas dos jornais: a Black Friday está em todos os lugares. Soa quase como um grito de socorro do varejo que enxerga na data a possibilidade de eliminar os estoques e desafogar as vendas que não foram realizadas em um ano difícil para o comércio, assombrado pela crise que vive o Brasil.
E as ações são diversas e a briga pelo maior desconto coloca o consumidor em uma posição confortável, afinal, quem pesquisar mais pode aumentar as chances de encontrar o melhor preço nesta sexta-feira (25). Um levantamento da BlackFriday.com.br afirma que 95% dos consumidores querem comprar na Black Friday e 62% serão millennials. A pesquisa foi realizada com 3.500 internautas e a maioria está na faixa etária de 18 a 34 anos. Os mais velhos vão aproveitar a data, mas em menor escala. Os usuários de 35 a 44 anos representam 22%, 45 a 64 anos 15% e mais de 65 anos apenas 1%.
De olho nesse público, a BlackFriday.com.br, em parceria com a Smarkio, vai enviar promoções e cupons via chat em redes sociais. Por exemplo: os consumidores vão receber ofertas pelo Messenger do Facebook por meio de um robô. O levantamento também aponta que as categorias mais desejadas são: smartphones (48%), eletrodomésticos (25%), TV e vídeo (26%), informática e tablets (28%), eletroportáteis (18%), moda (18%), games (17%), livros e papelarias (15%).
Há quem já considere a data tão importante quanto o Natal, como é o caso da Netshoes. No quesito representatividade, Gabriela Platinetty, diretora de marketing, afirma que a marca criou o Black November para intensificar e antecipar as ofertas. “Não queremos que o cliente espere o mês todo para comprar o que ele deseja em um único dia. Nesse ano, nosso time tem trabalhado para garantir infraestrutura adequada para evitar filas e suportar o grande tráfego que a data movimenta”.
A expectativa para o volume de vendas é alta. Gabriela afirma que são mais de dois milhões de produtos entre artigos de esporte, moda e beleza, tanto da Netshoes quanto da Zattini, outro e-commerce que pertence ao grupo. As campanhas de divulgação trazem os garotos-propaganda Giovanna Antonelli e Felipe Andreoli.
“A operação ganhou um reforço especial para manter o nível de excelência do atendimento e experiência de compra, com mais de 600 colaboradores temporários”, diz Gabriela. “Vale destacar que o e-commerce ganha relevância em cenários mais desafiadores, pois pode trabalhar réguas de CRM, ações de combo e ofertas promocionais de forma mais assertiva e relevante para o cliente em função da clusterização”.
Ações
O Mercado Livre criou um pacote especial através de sua plataforma gestão de dados (DMP) baseada na tecnologia de big data. O serviço permite entender o comportamento do usuário que navega pelas ofertas e, com as informações relacionadas à jornada do consumidor, orienta a campanha de publicidade para atingir o público-alvo de maneira mais eficaz. Marcas de diferentes segmentos já fecharam cotas, como Avon, Canon, Magazine Luiza, GM, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Dell.
“A Black Friday é um dos momentos de maior investimento em marketing dos anunciantes. Esta ferramenta torna o investimento mais assertivo e direcionado para uma semana tão decisiva como esta, em que há um incremento muito relevante da audiência e da intenção de compra do consumidor. Há um investimento significativo no mês de novembro de vários segmentos, não só do varejo, que ‘acordaram’ para a Black Friday. Todos querem vender muito e também posicionar a marca nesse contexto da escolha do produto”, afirma Alexandra Mendonça, gerente de Mercado Livre Publicidade.
O Magazine Luiza ativou não só o e-commerce, mas as 791 lojas físicas da empresa. De acordo com o vice-presidente de Operações do Magazine Luiza, Fabrício Garcia, a companhia tem se preparado para esta data ano a ano. “Um dos principais diferenciais do Magazine Luiza é a multicanalidade, nosso objetivo é oferecer ao nosso cliente as melhores ofertas e a melhor experiência de compra, independente do canal escolhido por ele. Na Black Friday não poderia ser diferente, os descontos são praticados no site, nas lojas físicas e também no nosso aplicativo”, afirma.
O Walmart Brasil fez todos os dias serem sexta-feira e trouxe o cantor Leonardo anunciando ofertas nas lojas de todo o Brasil. A campanha é assinada pela DM9DDB e inclui filmes para TV, anúncios em rádios e jornais, nova sinalização nas lojas e ações diferenciadas em mídias sociais.
A C&A participa da Black Friday com ofertas no ambiente físico e virtual. A campanha promocional “Liquida Black” terá duração de duas semanas, com descontos de até 70%. Na primeira semana, de 14 a 20 de novembro, os clientes da loja virtual conferiram uma seleção de produtos separados por categoria e com benefícios diferentes a cada 48 horas. Na segunda semana, de 21 a 27 de novembro, os descontos na loja virtual serão de até 70%, com ofertas diferenciadas para cada dia da semana. Nos últimos três dias, sexta, sábado e domingo, todas as categorias terão desconto.
Líder nas intenções de compras dos consumidores, os smartphones são a aposta das marcas para aumentar as vendas, como é o caso da Samsung. A marca criou, em parceria com a agência digital Purple Cow, o Galaxy Match, solução para ajudar o consumidor a escolher o aparelho que melhor se adequa aos hábitos e necessidades diárias de cada um. É só entrar no site e responder a perguntas rápidas. A plataforma, então, sugere o ‘par ideal’.
Os clientes Saraiva já podem fazer o cadastro antecipado no hotsite da Yellow & Black Friday. Além de ficar por dentro das novidades da rede, é possível conferir dicas de como aproveitar melhor as ofertas. Com o mote “Se tem Yellow, tem desconto de verdade”, a Saraiva facilitará o pagamento oferecendo preços especiais em diversas categorias.
Para alertar os consumidores das ‘pegadinhas’ de Black Friday, o Reclame Aqui estimula as pesquisas de reputação das lojas antes de comprar. Com assinatura da Grey Brasil, a marca criou uma campanha com quatro filmes, produzidos com cenas de banco de imagem que ilustram hipotéticos comerciantes, sem escrúpulos, comemorando resultados depois de lesar os clientes.