Marcas precisam transmitir confiança
Confiança é o sentimento mais importante para os consumidores e as marcas precisam transmitir isso se quiserem crescer em seus mercados. Este é o insight revelado por um estudo da Direct Marketing Association, do Reino Unido. De acordo com a pesquisa, as pessoas estão mais dispostas a compartilhar informações com as empresas, mas apenas quando confiam nas companhias. Elaborado a partir de dados da consultoria de tendências de consumo Acxiom and The Future Foundation, o trabalho avaliou respostas de mil consumidores britânicos.
A confiança foi citada como primeiro ponto mais importante por 39% dos entrevistados, porcentagem relevantemente maior em relação aos 10% que priorizam brindes e dos 6% que valorizam mais ofertas e descontos.
Os dados também revelam que a quantidade de consumidores que aceitam fornecer informações pessoais em troca de serviços mais próximos aos seus desejos de consumo tem aumentado. No estudo, a estatística cresceu de 65%, em 2012, para 73% em 2015. Além disso, os resultados mostram que os consumidores estão conscientes sobre o valor dos próprios dados para as marcas e estão capitalizando isso para adquirir vantagens. Nos últimos três anos, o número de pessoas que aceitaram ceder informações após identificar uma boa oportunidade aumentou de 40% para 52%.
Para Chris Combemale, CEO da Direct Marketing Association, as mudanças de atitude comprovam que os consumidores estão mais interessados em criar uma cultura de compartilhamento de dados. “As marcas precisam capitalizar essa tendência positiva e agir com pragmatismo para ajudar a criar essa cultura que irá beneficiar a todos”, diz. “Mas é preciso respeitar seriamente a privacidade das pessoas. Se não houver confiança, as marcas não irão crescer”, conclui.