Marcas que não se transformarem em influenciadores ficarão para trás
Fire Festival 2022, que ocorre entre quinta (1) e sábado (3), em Belo Horizonte, traz como tema central a economia criativa
Com a expectativa de reunir mais de 6 mil pessoas em três dias de evento e de gerar um impacto de R$ 40 milhões em Belo Horizonte, onde acontece, o Fire Festival começou nesta quinta-feira (1) com a creator economy no centro da discussão, segmento que vem ganhando cada vez mais protagonismo no universo da comunicação.
Prova disso é que o setor movimentou US$ 1,3 bilhão, como mostrou levantamento realizado pela plataforma de dados CB Insights. Em relação ao retorno monetário para o criador, revelou o estudo, a principal fonte ainda tem sido os acordos publicitários, que correspondem a 77% da receita.
Fundadora e CCO do YouPix, Bia Granja lembrou que os influencers foram o caminho que as marcas encontraram – sobretudo a partir de 2014 – para criar conexões com os consumidores no mundo digital. No entanto, segundo ela, esse cenário vai muito mais além do que no surgimento dos influenciadores.
“A influência é a soft skills do século 21. E o creator, hoje, precisa ter audiência, autoridade e relevância”, afirmou Granja, em um dos painéis do Fire Festival 2022.
Ana Paula Passarelli, COO da Brunch e cofundadora da Toast, destacou que o creator precisa ter a capacidade para resolver os problemas da comunidade que representa. Além disso, a executiva falou sobre as oportunidades no mercado B2B, que vem se abrindo cada vez mais aos criadores de conteúdo.
“Ser um consultor de marca, como vários creators se tornaram ultimamente, é outra possibilidade de atuação, pois a capacidade criativa desse profissional consegue ajudar a estrutura do mercado como um todo”, disse.
E dentro deste conceito, Bia Granja afirmou que o mercado tem apontado da transformação de diversos creators em marcas. “As marcas que não se tornarem influenciadoras vão ficar para trás, pois tem muito influenciador virando marca”, garantiu.
Fire Festival
Organizado pela empresa de tecnologia Hotmart, o Fire Festival deste ano traz o mote Viva tudo de novo. O evento, que vai de hoje até sábado (3) na Expominas, vai reunir mais de 100 atrações, entre palestras e ativações.
“Poder reunir empreendedores digitais, criadores de conteúdo, agências e marcas globais novamente nos motivou com ainda mais novidades e perspectivas. Acreditamos que o evento será único em cada detalhe e na imersão dos participantes”, disse Nathalia Cavalieri, general manager da Hotmart.