Marcas reagem à suspensão do Carnaval com alertas sobre saúde

Ações sociais concentram esforços da Ambev (Divulgação)

A Covid-19 silenciou o Carnaval de 2021. O ponto facultativo do feriado que sela a maior festa da cultura brasileira foi cancelado para conter a transmissão da doença, que já matou mais de 236 mil pessoas desde o início da pandemia, segundo o Ministério da Saúde. Mesmo assim, as marcas tentam deixar o seu grito.

“Nesse momento, o mais importante é a saúde dos brasileiros. Todas as nossas ações foram repensadas para contribuir com a saúde de todos”, declara Alexandre Costa, diretor de marketing da Ambev.

A empresa doou cinco mil caixas térmicas – que seriam usadas para gelar as cervejas de suas marcas durante o Carnaval – para armazenar três milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus. As entregas começaram a ser feitas no dia 12 de fevereiro pelos parceiros Transportadora Real94 e LZN Logística, e o critério de distribuição foi determinado em conjunto com o Ministério da Saúde.

Embalada pela hashtag #AlémDosRótulos, a dona das marcas Brahma e Skol ainda lançou o programa Ajude um Ambulante, criada pela SunsetDDB, que disponibilizou um auxílio no valor de R$ 150 para ambulantes que não teriam receita no Carnaval. Eles também ganharam R$ 5 em cada venda de produtos da Ambev no Zé Delivery. “Esperamos fazer o melhor deste Carnaval tão diferente para todos, inovando para apoiar o nosso ecossistema e estar próximo dos consumidores”, diz Costa.

Alexandre Costa, diretor de marketing da Ambev: “Nesse momento, o mais importante é a saúde dos brasileiros” (Divulgação)

Da ação “Desfile Nº1 Brahma” veio a transmissão de 28 desfiles históricos pela TV Globo nas madrugadas de sábado (13) e domingo (14), com direito a votação no GShow para a escolha da escola de samba campeã. Assinada pela Africa, a iniciativa tem filme com a sambista Alcione e o cantor Ferrugem que juntos cantam Não deixe o samba morrer. O último fim de semana também teve lives apresentadas do Sambódromo do Anhembi (SP) com Zeca Pagodinho e a dupla Zé Neto & Cristiano, entre outros artistas. A exibição foi feita pelo Multishow.

Conhecida de outros carnavais, a Ambev patrocinou o evento nas ruas da cidade de São Paulo em 2020 após vencer o edital da Prefeitura por meio da Arosucos com um aporte de R$ 21,9 milhões.

Com a suspensão da folia anunciada pelo governo de São Paulo no último dia 29 de janeiro, a Prefeitura joga confete sobre o festival Tô Me Guardando que, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, investiu R$ 1,4 milhão para reunir 380 atrações realizadas entre os dias 12 e 28 de fevereiro, incluindo instalações artísticas e lúdicas na cidade, eventos online dos espaços culturais da Prefeitura e apresentações nas redes sociais de blocos e manifestações carnavalescas.

A folia mescla trocas culturais e alertas. O coletivo Nós Artivistas vai pintar a hashtag #TodospelasVacinas no chão do Sambódromo do Anhembi, a Praça do Ciclista exibirá a exposição digital Manhãs de Carnaval e o bloco Minhoqueens fará performances no Minhocão, entre outras ações. “É um Carnaval possível no momento em que vivemos”, comenta Alê Youssef, secretário de Cultura da cidade de São Paulo, em comunicado.

Me dá o dinheiro aí
Enquanto a Ambev socorre os ambulantes, a marca Hoteis.com estende a mão ao setor carnavalesco com uma ação criada pela Artplan que transformou os roupões da marca em fantasias comercializadas pelo Reptilia a partir desta segunda-feira (15).

Hoteis.com gera renda para Rosas de Ouro e Acadêmicos do Tatuapé (Divulgação)

As escolas de samba paulistanas Rosas de Ouro e Acadêmicos do Tatuapé receberão o lucro das vendas das 200 peças. “Os brasileiros precisam sentir um pouco da alegria da festa em casa. Pensamos que nosso principal símbolo, o tradicional roupão de hotel, precisava ganhar mais vida e cores”, explica Juan Pasquel, diretor de marketing da Hoteis.com para a América Latina.

Confeccionadas pelos próprios carnavalescos, as fantasias representam uma “forma de transportar as pessoas para o Carnaval que elas gostariam de viver, além de apoiar financeiramente o setor carnavalesco”, complementa o executivo. Alessandro Bernardo, diretor-executivo de criação da Artplan São Paulo, lembra que “do desafio surgem novas oportunidades de inovação, e a criatividade para se pensar em ativações diferenciadas deve ser posta em prática”.

O grupo de moda carioca Reserva também puxa o samba social. Novos produtos da grife terão lucro revertido para a conterrânea Estação Primeira de Mangueira, e a empresa ainda tem uma campanha assinada pela Grey que pretende mobilizar as marcas e a sociedade em prol do setor. Estima-se que mais de 50 mil pessoas ligadas à agremiação tenham sido afetadas pela pandemia, entre costureiras, aderecistas, músicos, instrumentistas, seguranças, auxiliares, dançarinos e técnicos.

Abre-alas
O mundo dos games abriu caminho para o Carnaval 2021. O GTA (Grand Theft Auto), jogo da Rockstar, captou a participação das marcas Trident e Engov garantindo a festa na plataforma Cidade Alta RP, o maior servidor brasileiro de GTA.

Projeto da Druid e Outplay leva marcas para o primeiro carnaval gamer do Brasil (Divulgação)

Com show do Monobloco e até abadás para avatares, o evento transmite o conteúdo produzido por mais de cem influenciadores em plataformas como Twitch, Facebook Gaming, YouTube e Nimo TV, com a previsão de atrair cerca de um milhão de pessoas. “Acho que a suspensão do Carnaval foi terrível para as marcas. O ambiente gamer surge como uma alternativa porque mantém essa proximidade graças à interação e também ao alcance, já que é acompanhado por milhões de fãs”, analisa Claudio Lima, CEO da Druid, que assina o projeto em parceria com a Outplay.

Entre as ações da Trident, estão a festa Destrava Carnaval e a missão Destravar Danças, criadas com a ajuda da Leo Burnett. “Ajudamos as pessoas a curtirem com segurança e muita interatividade o primeiro Carnaval virtual do Brasil”, frisa Anna Carolina Teixeira, diretora de gomas e balas da Mondelēz, detentora da marca de chicletes.

O aplicativo Tinder também entrou na folia gamer com apresentações de Luísa Sonza, Giulia Be e Léo Santana na ação Carna Tinder, além de missões, prêmios e ativações. “Sentimos muito o cancelamento do Carnaval por razões óbvias. Essa situação trouxe a possibilidade de criarmos ideias inovadoras”, avalia Rodrigo Fontes, diretor do Tinder para o Brasil.

Live de Claudia Leitte e Ivete Sangala atrai o patrocínio de 19 marcas (Divulgação)

A cidade de Salvador (BA) também leva o Carnaval para a internet. No ritmo das lives, Claudia Leitte e Ivete Sangalo deram show a bordo dos carros elétricos Audi e-tron e Audi e-tron Sportback no sábado (13). O evento Trio: Ivete, Claudia e Você também foi patrocinado pelo Rappi, Riachuelo, Koleston, Piracanjuba e Devassa com apoio do Engov After, Kolosh, Foxlux, Pitú, Amvox, Sorridents, Pam Pam, Shopping da Bahia, Vialaser, Castor, Leme, ITS Brasil e McCain.

Novamente a Riachuelo e Rappi, além de Targifor C e Banco Pan patrocinam da live do cantor Bell Marques, ex-vocalista da banda Chiclete com Banana, que foi transmitida do Farol de Salvador neste domingo (14).

Já o Camarote Salvador promove o show de Lukas Ruiz, conhecido como DJ Vintage Culture, transmitido de um veleiro na Baía de Todos os Santos pelo YouTube do artista no dia 20 de fevereiro. Absolut, Beefeater, Chivas, Red Bull e Tônica Antarctica são os parceiros da iniciativa produzida pela Premium Entretenimento.

Enredo nota dez
O tema da segurança sanitária conduz a busca pelo enredo nota dez das campanhas preparadas para o Carnaval 2021. O assunto está na ação criada pela Lew’Lara\TBWA para a CVC e na estratégia da Artplan e A-lab, ambas do Grupo Dreamers, para a Localiza.

A locadora de veículos mineira convidou Jorge Perlingeiro, narrador de notas das escolas de samba do Rio de Janeiro, para encorajar hábitos responsáveis. “O Carnaval, suspenso ou não, é sempre uma boa oportunidade para se aproximar dos clientes. Brincando com as notas dos desfiles, vamos dar nota dez para quem se cuidar e nota zero para o desleixo”, avisa Antonio Augusto, diretor de marketing da Localiza.

Também as marcas Wine, Docile e quem disse, berenice? encorajam a celebração da data sem sair de casa. “Optamos por proporcionar um gostinho de entretenimento, um quê de escapismo mesmo dentro dos lares”, confirma Laura Barros, diretora de marketing do clube de assinatura de vinhos Wine, que oferece kits promocionais em alusão às marchinhas de Carnaval, como Winebox Mamãe Eu Quero Ficar em Casa e Winebox Bloco do Eu Sozinho.

O Burger King divide um pedaço dessa ideia. Com o movimento #CarnaEmCasa, a marca chamou os fãs para criarem um samba-enredo com sentimentos sobre o Carnaval. Mix de desabafos divertidos, algumas das frases dizem “Não aguento mais video calls”; “Nem lembro o que é fim de semana”; “Mas depois da vacina”; e “Vai ter até bloquinho de Natal”. O tom da marcha segue pautado pela luta contra a pandemia para poder retirar dos versos de Noel Rosa e Braguinha a esperança de seguir “cantando na rua lindos versos de amor”.