Marcas se movimentam para Copa do Mundo com apoio do Twitter
Em ano de Copa do Mundo, as marcas já estão se preparando para colocar suas campanhas em jogo. De olho no evento e já em contato com os consumidores, Twitter, Vivo, Ambev e McDonald’s já estão articulando ações.
No Twitter, o tema “Esporte” é um dos mais comentados no Brasil durante todo o ano, com destaque para o futebol. Segundo um levantamento da plataforma, mais de 80% dos brasileiros usuários da plataforma se interessam por esportes. A Copa de 2014, realizada no Brasil, foi o evento mais comentado da história do Twitter, com 672 milhões de tweets globalmente. Em segundo lugar está o Brasileirão.
Com a ajuda do Twitter, essas marcas já estão alinhadas com suas estratégias. A Vivo, por exemplo, vai continuar ampliando o alcance e engajamento das campanhas de produto e marca. A anunciante já fez isso no lançamento da campanha de Copa do Mundo, usando a hashtag #joguejunto no dia 1º de dezembro de 2018. A produção teve veiculação na TV e outros meios, potencializada pelo efeito “second screen” oferecido pelo Twitter.
“É nesse sentido, gerando conversas e conexões, que trabalharemos para aproveitar o potencial máximo da complementaridade dos meios durante a Copa do Mundo”, explica Gustavo Croitor, responsável por mídia online, offline e planejamento estratégico.
A Ambev decidiu usar a plataforma para mapear os momentos mais importantes da Copa e se conectar aos seus consumidores. No dia do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, o perfil da cerveja Brahma publicou vídeos especiais sobre cada uma das seleções.
Por fim, McDonald’s vai usar o Twiitter para engajar os consumidores, como o Player Escort Program, promoção para a escolha de crianças que entrarão em campo de mãos dadas com os jogares.
“Já somos parceiro do Twitter há anos e tivemos a oportunidade de utilizá-lo em outros grandes eventos esportivos. Como buscamos cada dia mais apresentar um conteúdo relevante ao nosso público, o Twitter é o canal ideal para ter uma interação valiosa com o consumidor ao proporcionar uma conversa praticamente em tempo real com ele”, afirma Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing do McDonald’s no Brasil.