Março: Barack Obama faz visita à Cuba

Após algumas décadas de uma relação difícil e conflituosa, um presidente dos Estados Unidos visitou Cuba. Barack Obama marcou a reaproximação com o país desembarcando na ilha em 19 de março. No passado, o alinhamento de Cuba com a União Soviética fez com que a relação entre os países fosse cortada. A ilha passou das mãos de Fidel Castro, que morreu em novembro deste ano, para Raul Castro, em 2008. A partir daí, algumas restrições foram diminuídas no setor econômico. Assim, Obama quis reestabelecer, de vez, as relações comerciais e turísticas com Cuba. Desde que Raul assumiu o comando do país, pequenas empresas privadas surgiram e milhares de trabalhadores começaram a trabalhar por conta própria. O plano de Obama para a reaproximação foi anunciado no fim de 2014, mas não tem o apoio de diversos políticos. A expectativa agora é saber como Donald Trump vai lidar com esse relacionamento. 

Contas
O mês foi marcado por conquistas e mudanças em várias agências. Em 15 de março, o Carrefour escolheu a Publicis por meio de concorrência. No mesmo mês, a DPZ&T assumiu a conta Latam do McDonald’s. A W3Haus, por sua vez, ganhou a conta full digital do Grupo Ferrero e a digital da Bayer. A J. Walter Thompson reforçou o time com 12 profissionais e a Talent reestruturou a criação. O escritório brasileiro da Mullen Lowe foi o responsável por criar a nova identidade visual da rede.

Métrica única
A Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas) apresentou um sistema de métrica única para a medição de audiência nas revistas no âmbito de circulação física e digital no dia 19 de março. O projeto de fusão foi conduzido pelo Ipsos Connect. De lá para cá, tornou-se possível avaliar o alcance total e real de uma marca de mídia que teve origem na versão impressa e hoje está presente em todos devices digitais.

Teatro Santander
São Paulo ganhou um novo espaço cultural no dia 24 de março. O Teatro Santander fica localizado no complexo que abriga a própria torre do banco e o Shopping JK Iguatemi. O empreendimento foi anunciado como um dos mais modernos da cidade e o primeiro do país com a proposta de ser um espaço multiuso, recebendo tanto espetáculos quanto eventos, feiras e exposições. O projeto foi assinado pelo escritório de arquitetura EDR.