Marcos Quintela: “Criatividade é o maior asset da nossa indústria”

Sob o tema Diversificar: como ir além?, a 9ª edição do Fórum de Marketing Empresarial está agendada para ser realizada de 24 a 26 de agosto no Guarujá, região litorânea de São Paulo. De acordo com o curador do evento, o executivo Marcos Quintela, sócio e presidente do Grupo Newcomm de Comunicação, há vários mecanismos para agências e anunciantes estarem em sintonia com a diversificação caudatária do digital, mas nesse momento a recuperação do otimismo é fundamental para garantir vitalidade ao negócio. Quintela também chama a atenção para o ambiente pré-eleitoral. O Fórum une a Editora Referência e o Lide (Grupo de Líderes Empresariais).

Divulgação

Marcos Quintela aposta na retomada do otimismo para mercado ficar motivado e gerar mais negócios

Importância
A edição do Fórum de Marketing Empresarial de 2018 será fundamental para colocarmos em discussão, e com bastante propriedade, a retomada do otimismo no nosso mercado e de vários setores da economia brasileira após a Copa do Mundo da Rússia e, principalmente, colocar na agenda a importância e o significado da fase pré-eleitoral. Afinal o Brasil vai ter um novo mandário no Poder Executivo a partir de 2019, renovação do Legislativo em âmbito federal e estadual e também dos governadores. Todo esse cenário exerce influência no marketing e na publicidade. A retomada do otimismo é essencial porque ninguém realiza negócios sem esse sentimento. O fórum vai ser um palco para essa pauta ganhar fôlego.

Curadoria
Fico muito contente de estar podendo contribuir pelo segundo ano consecutivo como curador, mas, na verdade, a curadoria do evento é muito maior e mais abrangente do que a minha condução no processo. Temos muita gente sênior e grandes especialistas em publicidade e marketing no boarding da curadoria deste fórum. Toda a agenda é delineada por uma equipe que agrega valor aos nomes, aos temas e aos convidados para conduzir palestras e debates.

Agenda
Abordaremos vários temas, mas o que teremos mais atenção neste ano será o da diversidade. Óbvio que nossos palestrantes, debatedores e convidados trarão vários outros assuntos relevantes e pertinentes no momento das discussões que envolvam nosso mercado, que não estarão diretamente ligados à diversidade. Todos temas serão bem-vindos, mas a questão da diversidade exige realmente uma atenção maior porque reflete todos os insights que a sociedade sinaliza. E o que seria o nosso mercado sem a sociedade, consumidores que, na verdade, são pessoas com sentimentos, opiniões e lugar garantido no debate dos rumos do marketing?

Diversificação
Na verdade, quando estamos falando em diversificar e ir além do óbvio, a palavra correta é inovação. Seja no ambiente on, off ou flex (inovação), é o único estado permanente que precisamos ter como alvo, pois só assim estaremos acompanhando a evolução e o processo permanente de inovação dos consumidores, que fazem isso de forma muito natural. Inovação é uma atitude que não é só olhar para a tecnologia e todas as situações que ela nos envolve. A inovação pode ser algo simples, mas muito robusto tanto para os negócios como para os consumidores quando aplicada com discernimento.

Sintonia
Essa reflexão está em sintonia com o comportamento das agências e dos seus clientes, mas não de forma igualitária, pois cada agência e seus respectivos clientes agem de forma e velocidade diferentes.

Essencial
Ter um ambiente de inovação em tempo integral dentro da agência e descobrir os principais profissionais que fazem isso ocorrer. Hoje temos nas agências e em todo o trade de comunicação uma diversificação nunca vista antes de profissionais. Essas novas habilidades estão a serviço da
efetividade, que é uma exigência do marketing e da publicidade em qualquer época. Mas hoje, diante da mudança de comportamento e dos hábitos de consumo, além da complexa cadeia digital, que é reativa em tempo real, temos de acompanhar esse ritmo acelerado.
A inovação precisa ter por consequência um significado amplo e com capacidade para engajar e gerar valor.

Criatividade
Esse momento é caudatário do crescimento do digital, sem dúvida alguma. O digital continua crescendo bastante e rapidamente. Agora, porém, valorizando a parte mais relevante da propaganda: o produto criativo. A criatividade é o maior asset da nossa indústria que, aliada às capabilities das agências, amplia sua proporção e importância estratégica. As métricas e sistemas de auferir números e performance já são considerados commodities; todo mundo já tem, e só tentam se diferenciar pelo discurso. A propaganda busca ativar os negócios dos seus clientes com propostas criativas para chamar a atenção do consumidor. Gerar distração não fecha a conta nem das agências e nem dos clientes.

Disciplinas
Quais disciplinas de marketing são cruciais no mind set do segmento de publicidade e de marketing de um modo geral? Apenas com inovação e criatividade efetiva vamos caminhar rumo ao ambiente propositivo.

Modelo
O modelo ideal para as agências buscarem rentabilidade é mostrar para os seus clientes e prospects o quanto seu trabalho é fundamental para diferenciar seu produto, ou serviço, na hora da escolha do consumidor. A propaganda de resultados comprovados, cobrando por isso de forma transparente e sustentável, é imbatível.

Relevância
As agências podem, sim, se manter relevantes nesse momento de diversificação e, consequentemente, de competitividade de disciplinas.  E repito que o único meio para elas consolidarem as suas propostas de trabalho é sendo cada vez mais inovadoras em tudo. Por exemplo: antecipando tendências de consumo, descobrindo novos targets e, assim, buscando o ‘blue ocean’ de cada cliente. A criatividade é o agente principal para fomentar negócios, awareness e relevância. Em minha opinião, a criatividade e a inovação constante são as responsáveis exclusivas para se ganhar diferenciação e relevância. Esse mantra deve ser repetido, para ficar bem evidente na nova cultura do negócio da comunicação mercadológica.

Posicionamento
Como as agências devem se posicionar em relação a temas como diversidade, por exemplo, sem cair no viés do clichê? Simples: sempre tendo como base ‘a verdade’. Se é verdadeiro pode até ser clichê que funciona. Temos de conseguir, por meio da comunicação, expor a verdade do produto de cada cliente, se o posicionamento for fundamentado na diversidade, seja qual for, maravilha, mas precisa ser verdadeiro. Assim sendo, sempre funciona.

Ativação de negócios
Ter a atitude de ser o principal parceiro de inovação obtendo diferenciação e relevância em sua comunicação e, consequentemente, ativando assim toda a cadeia comercial do cliente.

Interesses
Infelizmente a publicidade tem muitos detratores de plantão. Esse comportamento, no entanto, não é exclusivo da publicidade, mas certamente fica muito mais evidente no nosso segmento de negócios. O interesse desse movimento é sempre obter alguma vantagem financeira e moral em cima de profissionais que trabalham sério e com dedicação no seu e no negócio do cliente. Triste e desnecessário.

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