Margarida Filmes reestrutura atendimento
Há pouco mais de um mês a Margarida Filmes, produtora que faz parte do Grupo Ink, iniciou a reestruturação em sua equipe de atendimento com a contratação de profissionais que estavam em agências de publicidade e produtoras. O processo foi iniciado com a chegada do produtor-executivo Rodolpho Donato, que estava na NBS. Junto com ele, chegou a diretora de operações Luize Oliveira, vinda da Unilever.
Mais recentemente foi a vez de Fernanda Costa, ex-Ogilvy, que assume a diretoria de atendimento. Apesar de atuar há apenas 10 anos no mercado, a executiva passou ainda por Y&R, JWT, McCann Erickson, W/Brasil e Santa Clara, atendendo marcas como Mercedes-Benz, Mastercard, Bombril, Grendene, entre outras de grande porte. Exatamente o perfil de profissional que Marily Raphul, sócia do Grupo Ink, considera ideal para atuar na empresa da holding especializada em filmes publicitários. “Não chega a ser um movimento inédito na Margarida. Já tivemos aqui outros profissionais vindos de agências, mas de áreas como o RTV, por exemplo – que também é importante, pois dá um embasamento em produção. Mas não é a mesma coisa de você contratar alguém que estava na ponta dos negócios de uma agência, como o caso da Fernanda, que com sua técnica pode perceber a qualidade e os nichos em que podemos investir”, explica.
A executiva diz que quando os sócios pensaram nesse formato, que não é comum nas grandes produtoras do mercado, foi basicamente pela dificuldade de se encontrar profissionais de atendimento versáteis. “Eu acredito que um líder dessa área tenha que ser plural e reunir várias qualidades. Tem que entender de economia, negócios, estar atualizado com o que se passa no mundo, ter uma cultura geral ampla, ser gentil sem ser subserviente, conhecer de cinema e de produção, saber lidar com os criativos das agências”, afirma, lembrando que é esse profissional que irá conduzir o orçamento das produções. “Para isso tem que ter uma visão objetiva dos processos e jobs que entram na casa. E quem veio de uma agência ou anunciante, conhecem bem o outro lado e entendem as necessidades e o time dos clientes”.
Quanto a Luize, Marily chama atenção ao fato de antes de passar pela Unilever, ela já tinha passado por produtora. “A Luize atuou na Movieart, do Paulo Dantas, que é um dos melhores produtores do nosso mercado. E na Unilever pegou a bagagem de atuar em uma gigante multinacional. Algo que para nós é bem bacana, já que produzimos muito para empresas como a própria Unilever e a P&G”, diz. “Já o Rodolpho Donato irá atuar na nossa sede do Rio de Janeiro. Junto com as duas, fará com que a Margarida fique cada vez mais up to date em nossa estratégia comercial. Aqui em São Paulo também ‘trouxemos’ para o atendimento o Pedro Canuto, que era da Colmeia, empresa que também pertence à nossa holding”, acrescenta.
Uma das principais marcas que a Margarida tem no mercado, segundo Marily, é a formação de profissionais, como o Carlão Busato, um dos diretores de filmes que mais tem se destacado no mercado e hoje está na Hungry Man. “Porém, no caso da área de atendimento, optamos pelo processo inverso. Pegar profissionais com experiência, que conhecem bem onde, quando e como vender nossos serviços”.