Mari Maria Makeup: a estratégia por trás da marca da influenciadora
Mari Maria conta o motivo de ter criado a sua marca, em 2017, como funciona a criação dos produtos e quais são os métodos de divulgação
Mariana Maria de Neiva Couto começou a postar conteúdos de maquiagem no YouTube em 2014, aos 22 anos. Os cabelos ruivos e as sardas logo se tornaram as marcas registradas da influenciadora que ficou conhecida pela abreviação de seu nome, Mari Maria.
Na época, ela focava suas produções artísticas na alta cobertura, como uma forma de esconder suas sardas — que foram motivo para bullying durante toda a sua infância.
Já com seu nome reconhecido e uma base de fãs, em 2017 ela lançou a sua marca, a Mari Maria Makeup, que nasceu inicialmente com um pincel triangular, que foi durante muitos anos a sua marca registrada na empreitada no setor de beleza e cosméticos.
Mas foi em 2019 que Mari Maria se consolidou como um dos grandes nomes nacionais na maquiagem, com o lançamento de um produto dois em um: uma base que também poderia ser usada como corretivo, de alta cobertura. Atualmente, a linha já conta com dezenas de produtos, entre maquiagem, skin care e acessórios como o pincel e esponja para espalhar os produtos.
"A Mari Maria Makeup surgiu do meu sonho de criança, daquela menina que sofreu bullying por conta das sardas e encontrou um conforto e solução por meio da maquiagem. O pincel foi um sucesso de vendas, as pessoas abraçaram a ideia da marca que estava nascendo. O que começou com um único produto, se transformou em uma marca que une experiência de compra e propósitos", afirmou a empresária.
Criação dos produtos
Sempre antenada no que o seu público quer e nos caminhos que o mercado toma, Mari afirmou que tudo que é produzido pela sua linha é pensado para agregar o consumidor da marca.
"Estamos sempre atentos aos desejos e tendências do cenário de beleza nacional e internacional, assim conseguimos identificar a necessidade do público e, principalmente, o que faz mais sentido com a história que estamos construindo desde o início da Mari Maria Makeup", explicou Mari.
Além disso, a empresária também afirmou que participa de todo o processo da criação, seja de um produto específico ou de uma coleção. Tudo passa pelo crivo da influenciadora e dona da marca.
"Eu participo de tudo, desde a ideia inicial ao desenvolvimento da formulação e performance. Para mim o mais importante é a segurança da fórmula e a entrega do produto, então as fórmulas em mim inúmeras vezes e comparo com os melhores. Só lanço aquilo que acredito", enfatizou.
Do pastel ao laranja
No início da empreitadas, a marca tinha uma identidade visual clara, com tons de nude e rosa e foi assim até o ano passado, quando a Mari Maria Makeup assumiu uma identidade laranja.
Mari Maria conta que, no início da sua marca, percebeu uma inclinação do mercado estadunidense para esses tons de nude e rosa pastéis e, por isso, trouxe isso para a sua linha. "Naquela época, era uma tendência nova no mercado nacional e eu sabia que seria facilmente absorvida", afirmou.
No início deste ano, a marca apresentou a sua nova coleção, Ginger Glow, toda em tons de laranja vivo. Segundo a empresária, a mudança na cor surgiu de uma percepção própria sobre os produtos e a linha em um geral.
"Percebi que era necessário uma cor diferente para destacar os produtos nos pontos de venda. Mais do que uma identidade visual, eu queria algo que trouxesse identidade para a marca que carrega o meu nome. Então, a cor laranja veio para simbolizar a minha história com a maquiagem e, principalmente, meu processo de aceitação e autoestima", disse Mari Maria.
Além da fácil identificação, a troca da cor também carrega uma ressignificação para a criadora da marca, já que a nova identidade remete diretamente ao tom de cabelo e sardas que ela possui.
"O laranja era um tom que me causava dor, já que eu não gostava dos meus cabelos. Hoje, a cor laranja representa alegria, energia e força e tem tudo a ver com a minha nova fase e como eu me sinto atualmente", completou.
A internet como um canhão de divulgação
Nascida na internet, as redes sociais hoje cumprem um papel fundamental na divulgação dos produtos da marca. Além disso, é por lá que os consumidores dão os seus feedbacks sobre a linha, tanto em comentários nas publicações como na produção de conteúdos próprios.
De acordo com a empresária, ela e sua equipe buscam entender o mercado como um todo para montar as estratégias de comunicação, buscando quais são as tendências que podem ser aplicadas para o seu público.
"Procuramos entender o mercado como um todo, buscando as tendências e aplicamos elas em nosso planejamento estratégico. Hoje, além de criadora da marca, também sou uma influenciadora que cria conteúdos e negócios com a própria linha de maquiagens. Vejo que o grande diferencial e o nosso gancho estratégico está em pensar nos valores que levamos a nossa comunidade tanto no on-line como nas lojas que vendem a marca", explicou.
Influencer versus empresária
Mesmo sendo dona de uma das maiores marcas nacionais de maquiagem, Mari Maria segue com sua carreira de influenciadora, mostrando o seu dia a dia, fazendo resenhas de produtos — sejam eles da sua própria marca ou não.
Dona de um perfil no Instagram com mais de 21 milhões de seguidores, ela admite que o trabalho de se dividir em dois CNPJs não é fácil. "É um grande desafio conciliar as duas coisas, pois apesar de ser um complemento, são áreas que exigem visões diferentes. Quando se pensa como empresária temos que tirar o ego de vista, e procurar exaltar o produto trazendo visibilidade para marca".
Próximos passos
Com mais lançamentos previstos para este ano, incluindo uma colaboração com a Bruna Tavares, Mari Maria contou que um dos focos da sua empresa está no mercado internacional, que atualmente está se mostrando interessado no conceito de "brazilian beauty", que consiste em técnicas e produtos usados no Brasil.
"Estamos bastante empenhados em levar a marca para fora, queremos mostrar para o mundo a qualidade dos produtos brasileiros. Acredito nos nossos produtos e queremos difundir o conceito do “brazilian beauty”, pois já vejo que é uma tendência global", completou a empresária.