Maria Sharapova perde contratos publicitários por doping
Anúncio da Nike com Maria Sharapova. “Em qualquer lugar. A qualquer hora. Sem desculpas”, diz a mensagem
A tenista russa Maria Sharapova, a esportista mulher mais bem paga do mundo segundo a Forbes, perderá uma parte significativa dos seus rendimentos por conta de doping. A atleta convocou uma coletiva de imprensa para confessar que falhou em um teste antidoping feito durante o Australian Open, no último mês de janeiro. A substância identificada foi a Meldonium, contida em um remédio que ela tomava há dez anos e é usada para aumentar o fluxo sanguíneo. A substância entrou na lista de proibições no primeiro dia deste ano.
Após o anúncio, três patrocinadores de Sharapova já se afastaram. A Nike decidiu suspender o relacionamento com a atleta até que a investigação seja concluída. A marca de relógios Tag Heuer, que patrocina a atleta desde 2004, também declarou que não pretende renovar o contrato com a russa, que encerra no fim deste ano. Já a Porsche, que contratou a tenista há três anos para ser a primeira embaixadora mulher da fabricante de carros, suspendeu as ações programadas com a russsa.
Segundo informações, apenas 23% dos rendimentos de Sharapova são obtidos por seus resultados nas quadras. O restante dos US$ 29,7 que ela ganha anualmente vem justamente das empresas que usam a sua imagem.
A tenista ainda mantém os patrocínios de Evian, Avon e Head, que preferiram dizer apenas que vão acompanhar o caso de perto.