Thelminha e Marília Gabriela pedem Nobel para primeira esposa de Einstein

Thelminha participa da ação que reivindica o Prêmio Nobel à primeira esposa de Einstein (Divulgação)

Marília Gabriela a Thelminha Assis são as brasileiras que já aderiram ao movimento global #NobelForMileva, que foi criado pela SunsetDDB em parceria com a ONG inglesa Inspiring Girls com o objetivo de defender o papel da mulher na ciência e na tecnologia.

A iniciativa leva o nome da física e matemática sérvia Mileva Marić primeira esposa do cientista Albert Einstein, que ganhou o Prêmio Nobel em 1921. Mileva foi coautora de muitas conquistas acadêmicas do físico, incluindo a teoria da relatividade. O protesto pede o reconhecimento do seu trabalho na Fundação Nobel, na Suécia.

Com a língua de fora, gesto que eternizou a figura de Albert Einstein, famosos em todo o mundo puxam a manifestação lançada no Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira (8). O protesto conta com um vídeo veiculado nas plataformas digitais com a história de Mileva Marić e faz um convite para que todos compartilhem o gesto de Einstein em suas plataformas.

Marília Gabriela também aderiu ao movimento #NobelForMileva (Divulgação)

“A campanha foi recebida como uma oportunidade incrível para inspirar meninas a seguir e confiar nos seus sonhos. Além disso, é uma linda homenagem a Mileva e a todas as mulheres esquecidas que merecem ter reconhecimento e seu lugar na história”, diz Corinne Giely, CEO da Inspiring Girls Brasil.

Pinturas, grafites, murais e tatuagens do rosto da primeira esposa de Albert Einstein também integram a campanha, que ainda tem estátuas do busto da cientista com a língua para fora, que poderão ser impressas em modelo 3D. “É impressionante perceber que a maior parte das pessoas nunca ouviu falar sobre Mileva e imaginar quantas meninas deixaram de se sentir representadas neste contexto”, comenta Thiago Lacorte, diretor de criação da SunsetDDB.

O movimento #NobelForMileva conta com o projeto “Milevas do Futuro”. No fim de março, para encerrar o mês do Dia Internacional da Mulher, será veiculada uma animação e um curta-metragem com a história de três meninas apaixonadas por ciências, que encontram na figura da Mileva a inspiração necessária para seguir seus sonhos.