Mark Read admite que WPP deve evoluir na questão racial e de gênero

“Somos conscientes que há muito mais trabalho a fazer para garantir melhor representatividade, principalmente, para questões ligadas a diversidade racial nos times de líderes do WPP, inclusive, no board”. Essa foi a mensagem de Roberto Quarta, chairman do grupo, durante o encontro anual nesta quarta-feira (10).

Realizado via videoconferência, o evento foi utilizado para discutir questões prioritárias para o grupo, entre elas, a luta pela igualdade racial. O tema ganhou novo protagonismo em meio aos recentes protestos mundo afora com a morte de George Floyd, um homem negro, por um policial branco nos EUA.

“O propósito do WPP é construir futuros melhores para a nossa comunidade, clientes e colaboradores. Nós não podemos ser verdadeiros ao nosso propósito sem dar apoio aos nossos colegas negros, ou sem tomar consciência da dor e injustiça que eles continuam a enfrentar. O racismo não tem espaço na sociedade e também não tem no WPP “, disse Mark Read, CEO do WPP, em comunicado oficial aos colaboradores.

Mark Read: diversidade racial será pauta prioritária do WPP

Durante a programação do encontro anual do grupo, o executivo anunciou ainda a criação de um conselho de inclusão global em resposta ao movimento Black Lives Matter. O projeto seguirá o exemplo do que já é feito localmente, na Inglaterra, liderado por Karen Blackett, country manager regional.

Dentro das medidas de diversidade, o grupo anunciou ainda a contratação de Dame Angela Ahrendts como diretora não executiva. A profissional britânica atuou anteriormente como CEO da Burberry até 2013, e em seguida, como diretora de varejo da Apple até 2019. Angela é a quarta mulher a integrar o board do WPP desde 2019. Não há, no entanto, nenhum negro ou asiático no quadro de lideranças globais do grupo.

Segundo Read, o novo conselho de inclusão global vai desenvolver abordagens que cada agência deverá seguir. A ideia é monitorar o progresso de forma centralizada e garantir que as medidas são seguidas por todo o grupo de maneira igual. “Mas nos reconhecemos que precisamos tomar mais ações efetivas. Um objetivo chave será para a promoção de diversidade racial nos times globais de líderes, algo que também precisamos endereçar para o board também”, destacou.

“É importante que nós nos comprometemos com ações e nós temos muito trabalho a fazer dentro de nossa organização”, finalizou Read.