Com a pandemia, o comportamento das pessoas mudou em relação à saúde, e queremos estar presentes neste momento

Os planos médico-hospitalares registraram um aumento de 1,4 milhão de beneficiários no último mês de janeiro, alta de 3,06% ante o mesmo período de 2021. Em apenas um mês, de dezembro do ano passado para janeiro deste ano, foram mais de 12,5 mil novos usuários, que seguem em busca de alternativas capazes de suprir as falhas do Sistema Único de Saúde (SUS) e ofertar serviços de qualidade sem preços extorsivos. Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), existem hoje 48,9 milhões de adeptos a planos de assistência médica no Brasil, número impulsionado pela Covid-19.

Dados da Anab (Associação Nacional das Administradoras de Benefícios) mostram que houve um crescimento de 81% no número de brasileiros preocupados em ter um plano de saúde, terceiro item no ranking de necessidades, atrás apenas de casa própria e automóvel. “Com a pandemia, o comportamento das pessoas mudou em relação à saúde, e queremos estar presentes neste momento”, afirma Cris Duclos, que deixou a Electrolux América Latina para assumir o cargo de CMO do Dr. Consulta.

Em dezembro último, a empresa fundada em 2011 comprou uma fatia de 27,5% da startup Cuidar.me, e passou a oferecer planos de saúde com mensalidades a partir de R$ 169, opção baseada em demandas indicadas no seu próprio banco de dados. Um estudo apontou que 57% das pessoas pesquisaram planos de saúde desde o início da pandemia. Entre os 60,5% de pacientes que responderam não possuir convênio médico, 81,9% alegaram que o motivo estava ligado ao preço. Segundo a companhia, o valor de R$ 169 é 30% menor que os preços praticados pela concorrência.

Com mais de três milhões de pacientes atendidos e receita estimada em R$ 315 milhões em 2021, a rede possui 32 centros médicos em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (MG). “No Dr. Consulta você pode agendar consulta, exame, vacina e pagar apenas o que consumir, comprar uma assinatura e ter descontos, ou adquirir um plano de saúde que te dará cobertura completa”, explica Cris Duclos.

Cris Duclos, CMO do Dr. Consulta: qualidade e preço (Divulgação)

A combinação de qualidade e preço acessível vem do uso de dados e inteligência, que permite atendimento personalizado e embasa as decisões que vão desde a inteligência de mídia e segmentação da base de clientes até ofertas e monitoramento de qualidade e satisfação do consumidor.

Demonstrando saúde para dar e vencer, o Dr. Consulta cresce em meio ao frenesi de healthcares embaladas pela tríade formada por prevenção, tecnologia e acessibilidade. Foi esse vigor que chamou a atenção de Cris Duclos. “Visitei clínicas, estudei o modelo, vi o processo de atendimento e a preocupação de ter o paciente no centro da jornada”, atesta. A frente de marketing vitamina o plano. Neste mês de março, influenciadores divulgam a hashtag saudecomodrconsulta, mas o trabalho incide na evolução do posicionamento e proposta de valor de marca, deixando-a mais emocional e menos funcional. Parceiros de comunicação também estão sendo definidos.

De game changer para marca já conhecida, Dr. Consulta busca agora fidelização tendo o digital como core do negócio. Está prevista para este ano uma evolução do aplicativo da marca com nova interface e funcionalidades. O propósito de levar medicina de qualidade também se junta à meta de ser uma empresa cada vez mais diversa. Cerca de 70% do quadro é formado por mulheres, mas agora “precisamos refletir esta proporção pensando na diversidade como um todo”, frisa Cris Duclos, que retorna ao setor de serviços depois de passagens também pela Wunderman, Vivo e Claro/BCP.

Promovida a diretora aos 30 anos em um ambiente masculino, ela preserva um olhar cuidadoso para que as mulheres do seu time tenham a mesma chance, desta vez, em uma empresa com um ambiente dinâmico e sem travas. “Atuei em telecom muitos anos e vivi a explosão desse mercado. Alguns segmentos devem se modificar e crescer muito com o uso de dados e tecnologia. Saúde, com certeza, é um deles”, acredita. No momento em que empresas repensam os seus modelos de negócios, Cris recomenda a experiência em um negócio onde hipóteses são testadas, descartadas e validadas até atingir o resultado desejado.