Marketing Best Sustentabilidade premia empresas e instituições

Foi o auditório Philip Kotler, no prédio da ESPM, em São Paulo, o palco para a entrega dos prêmios aos vencedores da 15ª edição do Marketing Best Sustentabilidade, que aconteceu na noite desta terça-feira (18). Realizado pela Editora Referência e pelo MadiaMundoMarketing, o Prêmio Marketing Best Sustentabilidade 2016 é uma iniciativa da Editora Referência e MadiaMundoMarketing, com apoio da Abramark (Academia Brasileira de Marketing) e da agência Rae,MP. 

Alê Oliveira

Todos os vencedores da noite

Apresentado pela jornalista Elisângela Peres, o prêmio tem como objetivo estimular e disseminar os melhores exemplos de empresas, fundações, institutos e associações que atuam na promoção e demonstração prática de valores e princípios da sustentabilidade. O Marketing Best Sustentabilidade já se tornou uma referência no contexto corporativo brasileiro. 

O júri foi presidido por Décio Clemente (presidente da DClemente &Associados e comentarista de marketing da Rádio Jovem Pan) e teve a participação de Francisco Alberto Madia de Souza (presidente da MadiaMundoMarketing e da Abramark – Academia Brasileira de Marketing), e Mílton Mira de Assumpção Filho (presidente da M.Books e membro da Abramark).  

Alê Oliveira

Garotos da ação “Chefs Especiais”, da JBS-Friboi

A edição deste ano premiou nove cases. A AACD ganhou com o projeto “Crise no Brasil e o impacto no terceiro setor”; a Apae/SP com “Defendendo direitos e enfrentando a violência- campanha sobre os maus-tratos”; a Associação Viva e Deixe Viver com o case “18 anos- mais de 1 milhão de histórias”; a ESPM com “Educação e empreendedorismo transformando a sociedade”; o Instituto Net Claro Embratel com “Net educação”; o Instituto Remo Meu Rumo com  “Remar é muito mais que um esporte”; a JBS-Friboi foi distinguida com os cases “Chefs Especiais” e “Confiança do início ao fim”; e a Plano Digital com “Estou refugiado”. 

Alê Oliveira

Plano Digital venceu com “Estou refugiado”

O Prêmio que foi criado em 2002 como Marketing Best Responsabilidade Social, passou a denominar-se Prêmio Marketing Best Sustentabilidade em 2010. A mudança teve como objetivo dar maior abrangência aos projetos inscritos, tendo em vista a questão da sustentabilidade que se tornou essencial em todas as decisões estratégicas de aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais na sociedade. 

Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência – que edita o jornal PROPMARK e as revistas Propaganda e Marketing –, falou sobre a importância do prêmio para o mercado da comunicação. 

 

Alê Oliveira

Ferrentini e Madia durante a cerimônia de entrega dos troféus do Marketing Best

“Essa é uma noite de comemoração, mas também é uma noite de visão sobre a responsabilidade social”, disse. “O Marketing Best Sustentabilidade celebra o marketing do bem”, completou Ferrentini.

Francisco Alberto Madia de Souza, presidente do MadiaMundoMarketing, da Madia Marketing School e da Academia Brasileira de Marketing, em seu discurso, comentou o atual cenário da política brasileira. 

“Eu gostaria de estar entregando esse prêmio ao nosso país, que perdeu a sustentabilidade”, disse. “Mas esperamos, muito em breve, devolver tudo o que perdemos nos últimos anos”, frisou. 

CIDADÃO SUSTENTABILIDADE
Jô Clemente foi a escolhida Cidadã Sustentabilidade deste ano. Há 55 anos Dona Jô se dedica à inclusão social e à busca incessante pela dignidade, que concedeu a milhares de pessoas com deficiência intelectual, através de seu incrível projeto. 

Alê Oliveira

Felipe Clemente Santos, neto de dona Jô e diretor-presidente da Apae de São Paulo

Ela fundou a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) quando tinha 35 anos. A associação começou em um pequeno imóvel e foi motivada pelo seu próprio filho, que foi diagnosticado com Síndrome de Down aos dois anos de idade. Atualmente, a Apae atende quase 500 mil crianças por ano de forma gratuita. 

Na noite desta terça-feira, ela foi representada por Felipe Clemente Santos, diretor-presidente da APAE de São Paulo e neto de Jô Clemente. “Minha avó me disse que esse prêmio, na verdade, não é apenas dela, esse é um prêmio de todas as pessoas que ajudaram a construir esse sonho”, afirmou. 

Além disso, ele comentou sobre a relação que existe entre o marketing e o trabalho que dona Jô fez por toda a sua vida. “Minha vó conseguiu vender a ideia de que as pessoas com Síndrome de Down poderiam estar inseridas na sociedade”, destacou. 

Alê Oliveira

Público presente à cerimônia de premiação

Essa modalidade do prêmio foi criada em 2011. De lá para cá já foram premiados nomes como Fabio Barbosa, à época presidente do Conselho de Administração do Banco Santander do Brasil, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein. 

No ano passado, a vencedora foi Denise Aguiar, diretora do Bradesco e membro do Conselho de Administração, da Mesa Regedora e diretora-adjunta da Fundação Bradesco.