Marketing Best vai premiar 40 empresas

No próximo dia 16, com direito a show especial do cantor, compositor e violonista Toquinho, será realizada a festa dos 30 anos do Prêmio Marketing Best, projeto que une o MadiaMundoMarketing, do professor e colunista Francisco Alberto Madia de Souza, e a Editora Referência, do publisher Armando Ferrentini, que edita o jornal PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda. Os integrantes da Abramark (Academia Brasileira de Marketing) selecionaram 40 empresas (ver tabela) premiadas nesse período para receber um troféu especialmente confeccionado pela artista plástica Francisca Junqueira para marcar a data. O evento será no recém-inaugurado Teatro Opus, mais uma atração cultural de São Paulo.

Divulgação

Madia de Souza, do MadiaMundoMarketing

O Marketing Best concentra o crème de la crème dos projetos mercadológicos concebidos e executados no Brasil e é, sem dúvida, uma biblioteca viva para os profissionais do segmento se inspirarem, tal o detalhamento das estratégias que vão de lançamento de produtos ao marketing de causa. Foram mais de 800 cases analisados pelos jurados da competição nesses 30 anos. A maior parte desses conteúdos só é revelada no ambiente acadêmico para aqueles que desejam se inspirar e aprender, afinal são informações sigilosas que detalham como são orquestrados os caminhos para chamar a atenção desse personagem-chave para o sucesso de qualquer projeto, o consumidor.

Entre os integrantes da Abramark que selecionaram os trabalhos desta edição comemorativa estão José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, da TV Vanguarda; Mílton Mira de Assumpção Filho, da M.Books; Alex Periscinoto, da consultoria SPGA e ex-sócio da AlmapBBDO; Regis Dubrule, criador da Tok&Stock; Ivan Zurita, ex-presidente da Nestlé; Francisco Gracioso, integrante do Conselho da ESPM e ex-presidente da instituição de ensino que mais forma executivos para agências de publicidade e empresas anunciantes do país; José Victor Oliva, do Banco de Eventos; Nizan Guanaes, sócio e fundador do Grupo ABC e de agências como a DM9 e Africa; e, por exemplo, Cristiana Arcangeli, apresentadora empresária do segmento de moda. Madia atuou como presidente.

O critério usado foi a observação da inteligência estrutural e a percepção das marcas no mercado. “Não é a quantidade, embora algumas empresas tenham um volume acima da média, como é o caso do Bradesco. Mas é o conjunto da obra dessas empresas, do ponto de vista de marketing, que chamou a atenção dos integrantes da Abramark. Essas empresas têm profundo respeito pelos fundamentos do pioneiro do marketing, o sempre lembrado Peter Drucker, que formulou nos anos 1950 a base dessa atividade e cujos conceitos ainda estão bem sólidos. Porque, apesar da evolução que temos hoje, sobretudo pela chegada do digital, os fundamentos do marketing, que são tratar o consumidor com respeito, com elegância e com a oferta de produtos que vão ser úteis para o seu dia a dia, continuam os mesmos”, explicou Armando Ferrentini, que também fez parte do grupo que selecionou as 40 empresas vencedoras.

Apesar de o elemento quantitativo não ser chave para a decisão dos jurados, chama a atenção os 34 prêmios do Bradesco, incluindo os troféus do Marketing Best conquistados pelo banco e sua seguradora. O primeiro deles foi para o projeto Banco Instantâneo, em 1989, apenas um ano depois da instituição do Marketing Best. Outro case de valor e benchmark para o mercado foi Chip – o Mouse, propaganda do Bradesco internet banking, de 2002.

Divulgação

Parizotto é o atual diretor de marketing do Bradesco

“O Bradesco é realmente uma das principais referências do Marketing Best. O banco acredita no marketing como agente de desenvolvimento e conhecimento das suas estratégias. É bom lembrar que o marketing é essencial para uma instituição financeira cujos produtos não são fáceis de serem aceitos de imediato, afinal ninguém entra em um banco com o propósito de comprar algo. Por isso mesmo, suas propostas precisam de uma conceituação estratégica e criativa para chamar a atenção dos seus clientes. Hoje, o marketing do Bradesco tem a direção do executivo Márcio Parizotto e colaboração próxima da Renata Brasil, mas continua sólido e cada vez mais se integrando à oferta digital. A campanha Pra frente, criada pela Publicis, só tem essa pujança porque Parizotto e sua equipe deram o norte, por meio de um briefing detalhado, para a agência presidida pelo publicitário Hugo Rodrigues exercer sua notória criatividade”, argumentou Ferrentini.

A The Group, do empresário Fernando Guntovitch, está entre as vencedoras. “O Marketing Best alavanca negócios e a agência soube aproveitar a exposição que esse prêmio oferece. Estar nesse seleto grupo é uma honra para todos nós da The Group”, justificou Guntovitch.

Pullse marca presença com ação especial na entrega dos troféus 

Nova marca do Grupo Artplan, a agência Pullse, responsável pela comunicação da rede Ricardo Eletro, Colombo, Pobre Juan e Guiato, vai fazer uma intervenção durante a festa dos 30 anos do Marketing Best. Para Allan Barros, CEO e sócio da operação, o evento será uma “ótima oportunidade” para mostrar o DNA estratégico de um negócio que tem foco no varejo.
“Somos a primeira agência exclusiva para o varejo em operação no país. Isso significa que precisamos estar comprometidos 100% com a entrega exigida pelos clientes. Precisamos ter o prazer de comemorar e sofrer, mas com muita consciência, coragem e ousadia. O que fazemos aqui é uma espécie de reality retail”, explica Barros.

Divulgação

Allan Barros é CEO e sócio da Pullse, do Grupo Artplan

A Pullse conta com as expertises do Grupo Artplan, que tem no seu portfólio empresas como a Dream Factory, especializada em live marketing; Rock in Rio, de entretenimento; e Outra Coisa, focada em mobile, user experience e inteligência artificial. “Contamos com essas estruturas para dinamizar a comunicação dos nossos clientes. O Rodolfo Medina, presidente do grupo, é um grande parceiro e promete todo o apoio para esse projeto dar muito certo”.

A Pullse quer crescer. O varejo concentra 65% dos investimentos em mídia do país, segundo a métrica do Kantar Ibope Media. “Temos espaço para avançar. E vamos buscar espaço em telecomunicações, mercado financeiro e em tudo o que não for conflitante com os nossos clientes”, projeta o CEO da Pullse.

“Somos uma agência que já nasceu com um DNA de inovação e 100% nacional, o que nos permite tomadas de decisão mais rápidas, sempre pensando na contribuição para os negócios de nossos clientes e nas mais variadas plataformas de conteúdo possíveis. A parceria com o Allan vem para reforçar nossa atuação no mercado publicitário e do varejo nacional, nos consolidando ainda mais como o maior grupo de comunicação com capital nacional no país”, afirmou Medina.

Confira a lista completa com todos  os premiados: 

Empresas Premiadas 
Accenture 
Alphaville Urbanismo
Avon Cosméticos Ltda.
Banco Bradesco S/A
Banco de Eventos
Banco Santander
BFFC – Bob’s
Carrefour
Coca-Cola
Coelho da Fonseca
Copagaz
Danúbio
DM9DDB
Dona Benta Alimentos 
Editora Abril
Elemidia
ESPM
Fiat
Gafisa
Globosat
Gol
Grupo Positivo
Hospital Santa Paula
Ipiranga
Jequiti Cosméticos
Johnnie Walker
Latam
Mastercard
Petronas
Polengui Indústrias Alimentícias
Rede Vanguarda
Sadia – BFR
Seara
Shopping SP Market
SulAmérica
The Group Comunicação Ltda.
Ticket
Utragaz
Vigor
Vivo