Marketing brasileiro
1. Nesta segunda-feira (22) será realizada, na Sala São Paulo, a cerimônia de entrega da versão especial de 25 anos da mais importante e consagrada premiação do marketing brasileiro, o Marketing Best.
Realizada pela Editora Referência em parceria com o MadiaMundoMarketing e o apoio da Academia Brasileira de Marketing, a tradicional premiação selecionou, neste último 1/4 de século, mais de 600 cases vencedores nos diversos segmentos da economia brasileira.
Além da festa de consagração que se constitui anualmente da entrega dos troféus aos representantes pelo marketing das empresas vitoriosas, há na história desse prêmio um dado fundamental que justifica o apoio que recebe de todo o mercado: a coleção de cases que oferece aos profissionais do setor para se aperfeiçoarem e sanarem suas dúvidas, bem como a referência oferecida aos estudantes de marketing, que nestes últimos 25 anos não precisam mais buscá-la na leitura de outros mercados.
Quando o Marketing Best completou 20 anos, já com a robustez de duas centenas de cases declarados vencedores pelos diversos jurados que ao longo dos anos compuseram a comissão julgadora, uma cerimônia semelhante foi realizada no mesmo local desta noite, com uma apresentação especial do maestro João Carlos Martins.
Passados 25 anos, é justo que uma nova comemoração ocorra, destacando os cases mais representativos da premiação desde o seu início em 1988.
Desta feita, a cerimônia contará com uma apresentação da cantora Mônica Salmaso interpretando Vinicius de Moraes, neste ano em que se comemora o primeiro século de nascimento do poetinha.
Quem for à Sala São Paulo esta noite, além do melhor do marketing nestes últimos 25 anos, desfrutará de momentos agradáveis também com o melhor da música brasileira.
2. Apesar das expectativas de retomada dos negócios, expostas nas duas últimas edições do propmark através das palavras de vários líderes do mercado, há uma amarga opinião que se repete no dia a dia de cada empresa a respeito de um segundo semestre igual ao primeiro deste ano.
Não deve ser assim, não pode ser assim. O país tem um mercado de consumo de aproximadamente 100 milhões de pessoas ativas, onde boa parte delas encontrou sérias dificuldades nestes tempos difíceis em que nos meteram, mas que prosseguem consumindo e acreditando que, como sempre, dias melhores estão para chegar.
Por definição, o brasileiro não perde a esperança e é nessa virtude que ele se apoia para sempre dar o melhor de si.
O que vem ocorrendo, junto com o início da retomada, é o reflexo de um comportamento receoso de uma minoria que acaba contaminando todos os demais.
Em muitas outras crises pelas quais passamos, constatou-se logo em seguida às mesmas que foram alimentadas em grande parte pelo famoso fator psicológico, que aumenta o tamanho dos nossos males.
Devemos evitar que esse fator ganhe corpo nos próximos dias, espantando os pessimistas de plantão. Devemos acreditar, ainda, que a crise política que atravessamos trará um bem maior ao país do que os estragos momentâneos que proporciona, pois aumentará o grau de exigência do nosso povo, tradicionalmente pacífico diante das mazelas dos poderosos.
O Brasil atravessa uma fase de aguda transição, competindo a cada um de nós alargar seus créditos e abreviar seus débitos.
Cada um de nós pode começar agora mesmo, catequizando cada pessimista para o bem maior que significará nossos descalabros minimamente corrigidos.
3. O chamado mobiliário urbano – já em fase de grande incremento em São Paulo com legislação apropriada – terá a companhia de novas formas de comunicação ao ar livre, não necessariamente em formas diversas de mobiliário, mas reproduzindo de forma avançada o que se fazia no passado e foi abolido com a Lei Cidade Limpa.
Em fins de agosto, a Central de Outdoor promete lançar seu novo cardápio, sustentada em uma campanha de divulgação ímpar na vida da entidade.
Este editorial foi publicado na edição impressa de Nº 2458 do jornal propmark, com data de capa desta segunda-feira, 22 de julho de 2013