Marketing com toque nostálgico revive Barbiemania com ativações das marcas
Volume de posts nas redes é gigante e, apenas no TikTok, foram mais de 2 bilhões; filme movimenta cinemas e vendas da boneca nos PDVs
Com orçamento de US$ 100 milhões da Warner Bros Discovery, o live-action “Babie” atrai público acima da média, mesmo antes da sua estreia no circuito global de cinemas, na última quinta-feira (20), por meio de reservas. Além de chamar consumidores aos PDVs para adquirir a boneca que despertou paixões infantojuvenil, que ajuda até as vendas da Mattel, cujo faturamento supera US$ 1,5 bilhão com Barbie, sem mencionar portfólio, inclusive o boneco Ken, namorado da icônica personagem.
As marcas também estão antenadas e usam a atmosfera do projeto para fazer associações pertinentes em ativações. A Barbie Dreamhouse Experience, por exemplo, foi inaugurada em São Paulo, no JK Iguatemi, e vai ficar montada até o dia 10 de setembro. “Barbie convida todos a serem tudo o que quiserem. Estamos entusiasmados em trazer a magia da Barbie Dreamhouse Experience para São Paulo, que celebra a imaginação, a autoexpressão e o empoderamento. Os visitantes vão estar imersos no mundo da Barbie, inspirando-os a abraçar a sua individualidade e perseguir os seus sonhos”, justifica o executivo Ángel Hidalgo, diretor de licenciamento da Mattel na América Latina.
Também em São Paulo, o Shopping Cidade de São Paulo traz o carro da Barbie para entrar no universo pink. O bólido ficará exposto até o dia 30 de julho. “Mais do que proporcionar um momento de lazer, nossa ideia é cada vez mais trazer experiências culturais diversas para nossos clientes, ainda mais agora, nesse momento de férias escolares”, conta a gerente de marketing, Cindy Beni.
O Burger King contou com o A-Lab, do Grupo Dreamers, para criar o combo Barbie Land, cujo sanduba tem molho rosa.
“O que estamos vendo acontecer, mostra o poder que o entretenimento e a cultura pop têm de se infiltrar no cotidiano das pessoas, virar conversa e se tornar parte integrante das suas vidas. Hoje as oportunidades são infinitas. E, nesse mar de oportunidades, se destacam as marcas que alinham suas mensagens com os valores dos fandoms, estabelecendo uma conexão mais profunda com a comunidade. As oportunidades que as marcas podem aproveitar ao se conectarem com a cultura pop são inestimáveis. Ao cocriar histórias relevantes, explorar novos formatos e abraçar a autenticidade, elas podem estabelecer laços duradouros com os consumidores, gerando lealdade e impulsionando seus negócios. A meu ver, o futuro do marketing está na habilidade de gerar entretenimento proprietário e em se tornar parte da cultura popular que define nossa sociedade. É hora de as marcas aproveitarem essa oportunidade e criarem um novo capítulo emocionante na história da publicidade”, exorta o executivo Ronaldo Fonseca, CEO do A-Lab, que assina a ação do Burger King.
Os pink lovers estão animados. A cor preferida da boneca reforça a memória afetiva da movimentação Barbiecore e a VMLY&R não perdeu tempo em fazer collab entre seu cliente AkzoNobel, fabricante das Tintas Coral, com a Mattel. A ação digital intitulada “Sua casa pode ser tudo o que você quiser” contempla conteúdos nos canais proprietários da marca. Várias versões da boneca foram usadas no projeto. “A paleta tem tonalidades que vão muito além do indefectível rosa e representam um universo repleto de força, poder e independência. Essa não é uma coleção infantil, apesar de poder ser usada nesse sentido. Criamos uma verdadeira explosão de tons para que cada pessoa possa expressar a sua individualidade ao decorar a casa”, diz Juliana Zaponi, gerente de comunicação de marketing e cor para tintas decorativas da AkzoNobell.
Ao se manter como marca do universo trend de Barbie, Coral se aproveitou desse cenário que vem sendo construído desde os desfiles de moda da temporada de inverno de 2022, que trouxeram de volta o pink característico das roupas e acessórios da boneca que também influenciou outros mercados. Daí também surgiu a decoração dopamina, para um lar mais alegre e colorido. A reflexão é de André Barreiros, diretor de criação da VMLY&R, que prossegue: “Para transformar o desafio de lançar uma campanha proprietária que inspire e tenha conexão com a categoria, recriamos ambientes coloridos e divertidos em um amplo moodboard, usando as cores da collab”.
Leia a matéria completa na edição de 24 de julho de 2023