Marketing de conteúdo pode ajudar marcas a se destacar

Na edição atual da revista ADMAP, o professor Steven Van Belleghem, da Business School Vlerick da University of Ghent, criou ‘Dez novas regras para o marketing de conteúdo’, com base na sua própia experiência como um editor de conteúdo e em entrevistas com empresas líderes do setor. Ele acredita que isso vai ajudar as empresas e marcas no sentido de obter o seu conteúdo para se destacar na multidão e na obtenção de uma resposta interessante.

Divulgação

“É importante manter certa frequência de conteúdo, o que significa que é melhor criar dez pequenos pedaços do que um grande”, ele aconselha.

Assim, por exemplo, um forte post pode ser construído com um pequeno vídeo, imagens, infográficos. Um post pode se tornar uma série de micro pedaços de conteúdos para ser compartilhado em diversos canais.

O conteúdo deve, também, agregar valor ao consumidor e isto pode ser conseguido de forma mais barata, como demonstrado por uma empresa de piscina que prosperou, simplesmente, por responder cerca de 200 perguntas feitas pelos compradores em seu blog.

“É muito bom ter um plano para o seu conteúdo”, afirma Van Bellenghem. “Mas é uma boa ideia ter 80% de seu conteúdo planejado, com os restantes 20% livres para o que está acontecendo no mundo do seu cliente”, analisa.

A popularidade de aplicativos streaming como Meerkat ou Periscope, também indicam como o ‘real time’ está se tornando uma tendência chave.

“Investir em marketing de conteúdo é uma isca fantástica”, observa Bellenghem. “Mas, de vez em quando, é inteligente usar um gancho para adquirir dados dos seus clientes quando eles usarem o seu conteúdo”.

“Se você criou bastante conteúdo de qualidade, você terá gerado impressões tão positivas que poderá pedir algo em troca. Se você investir 90% do tempo, você terá permissão para pedir 10% do tempo do consumidor”, finaliza. 

Com informações do Warc