O atual cenário do marketing digital é desafiador diante de inúmeras ferramentas e dados existentes, além da complexidade de gestão. Atualmente, tem sido uma preocupação na área formas de alavancar o comércio em meio à crise econômica. Enquanto alguns setores do mercado encolhem, empresas que possuem alto investimento em recursos digitais decolam. Entretanto, para se criar uma boa campanha e que apresente resultados reais é necessário planejar se baseando em dados, fugindo do mercado tendencioso que encontramos hoje.

O segmento ainda é novo, e apresentou crescimento apenas a partir de 2017, em 25%, segundo pesquisa realizada pela IAB Brasil. Por conta disso, a expertise em planejamento ainda é amadora. Desta forma, equipes de marketing precisam desenvolver soluções inteligentes e acessíveis para alcançarem amadurecimento, o qual diminuiria o desperdício de tempo, de dinheiro e demais recursos. Em troca, aumentaria a produtividade e a qualidade, reduzindo, consequentemente, os erros por tentativa — ainda muito frequentes ao se analisar atividades nessa área.

Por se tratar, ainda, de um mercado muito tendencioso, no qual empresas tentam replicar processos de outras sem avaliar como as ações serão conduzidas dentro do seu negócio e desconsiderando o seu público, também podemos perceber a escassez de protocolos a serem seguidos para planejamento e execução. Para obter bons resultados de campanhas digitais e aumentar o desempenho, é necessário planejar estrategicamente, produzir adequadamente, avaliar a performance e amadurecer o processo. Em outras palavras, é necessário “gestão de marketing digital” profissional e de alto desempenho. 

A maior consequência dessa tendência do mercado se reflete na capacidade profissional, pois percebe-se uma grande escassez de equipes experientes na área. Por conta disso, muitas campanhas acabam tendo baixo impacto e não atingem o esperado. Além disso, muitas empresas possuem ansiedade em adquirir altos números de engajamento e retorno de campanha, acabando por passar por cima da gestão e de todo processo de planejamento, partindo diretamente para a execução.

Assim, uma boa campanha de marketing digital se inicia na gestão. Apenas gerindo  equipes e fluxos e aprendendo a direcionar esforços da melhor maneira será possível a marcas obterem melhores resultados. Para empresas, este ainda é um processo em adaptação, mas é importante entender que, quanto antes definido o fluxo, antes a companhia se tornará referência em marketing digital.

Alan Koerbel é CEO da eKyte, plataforma para gestão de marketing digital, e especialista em TI e marketing digital.