Marketing valoriza dados, mostra Abemd

Decisões orientadas por dados são fortemente valorizadas por profissionais de marketing do mundo inteiro, segundo resultados da segunda edição da pesquisa The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising realizada com três mil profissionais de marketing de anunciantes, empresas prestadores de serviços e desenvolvedores de tecnologia de 17 países. 

O levantamento foi realizado por um consórcio global de associações de marketing e coordenado pela Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto) no Brasil, que colaborou com 523 respondentes.

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Efraim Kapulski, presidente da Abemd

O principal resultado: 81,3% dos profissionais (número maior do que o do ano passado, 80,4%) indicaram que dados são muito importantes para o seu negócio. E 59,3% (contra 57,1% do ano passado) consideram que o marketing orientado por dados é crítico para os seus negócios. Os resultados estão publicados no relatório The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising, da Global DMA (aliança de mais de 25 associações de marketing independentes ao redor do mundo) e do Winterberry Group (consultoria estratégica especializada em publicidade, marketing, mídia e informação, com sede nos EUA).

O relatório apurou, entre julho e setembro, as práticas nos seguintes mercados: Argentina, Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Chile, Cingapura, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Itália, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia. Efraim Kapulski, presidente da Abemd, fala que foi uma grande conquista ter tantos profissionais e empresas de todo o mundo participando de um estudo tão abrangente. “Nós fizemos isso para ajudar empresas e anunciantes a terem benchmarks claros para suas campanhas e, assim, analisar alocações de verbas em conformidade com as melhores práticas globais, desenvolvendo estratégias para a utilização dos dados disponíveis de maneira significativa, responsável e de fácil acesso”, disse.

Algumas informações se destacam no mercado brasileiro. O crescimento dos investimentos em marketing orientado por dados no Brasil durante o ano passado continuou a aumentar, inclusive em taxas maiores que as médias globais: 73,3% dos entrevistados brasileiros declararam que dados são importantes para seus esforços de publicidade e marketing e 83,6% disseram que vão ficar ainda mais importantes.

A confiança do profissional brasileiro em relação ao mar- keting orientado por dados e seu crescimento potencial continuou alta e praticamente na média global: 4.10 vs 4.14, em uma escala de 1 a 5, onde 5 representa confiança “extrema”. Em relação aos fatores impulsionadores e inibidores do crescimento da atividade, os brasileiros destoaram apenas no quesito “condições econômicas gerais”, no qual manifestaram um claro temor de que a situação da economia brasileira possa afetar o desempenho do marketing orientado por dados.