Mastercard apresenta nova tecnologia para compras mobile
Durante seu Fórum Anual de Inovação para a América Latina e o Caribe, a Mastercard anunciou o lançamento regional do Identity Check Mobile, uma nova solução para autenticação de pagamentos que utiliza a biometria, incluindo impressão digital e reconhecimento facial, para verificar a identidade do portador do cartão, simplificando as compras online. O Identity Check Mobile chega ao Brasil e ao México após a bem-sucedida implementação em outros 14 países –Estados Unidos, Canadá, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido. A solução deve estar disponível por aqui no início do ano que vem.
“Na Holanda fizemos uma pesquisa com o banco ABN – onde implantamos a nova tecnologia no final de 2015 e resultados foram excelentes. A percepção de segurança foi a mais de 83% utilizando a biometria. Mais de 90% não gostaria de voltar para o sistema de senhas”, comenta Valério Murta, vice presidente de produtos e soluções Brasil e Cone Sul da Mastercard.
Tradicionalmente, os métodos de verificação de identidade existentes levam os compradores para fora do site ou do aplicativo da loja e geralmente exigem que os compradores insiram uma senha para concluir a compra. O Mastercard Identity Check Mobile elimina a necessidade de portadores de cartão lembrarem de senhas, agilizando muito a experiência de finalização da compra digital eaumentando a segurança. O portador do cartão pode verificar sua identidade utilizando o scanner de impressão digital ou através de tecnologia de reconhecimento facial, bastando tirar uma “selfie” em seu smartphone. A escolha pelo sistema de reconhecimento é do cliente.
“Estamos concentrando nossos esforços na simplificação da experiência de pagamentos online, sem comprometer a segurança”, disse no lançamento Ajay Bhalla, presidente de Risco e Segurança Corporativos da Mastercard.
Pesquisa mostra receptividade a novas tecnologias de pagamento
Levantamento recente realizado pela Mastercard no Brasil revelou que quase metade (44%) dos consumidores acredita que a proteção de suas informações financeiras é algo tão complexo quanto aprender fazer uma cirurgia no cérebro. Apesar disso, a maioria dos entrevistados (90%) está disposta a tomar as medidas necessárias para proteger suas informações financeiras e está aberta a novas tecnologias de autenticação. Essas são algumas das análises do estudo sobre segurança e proteção realizado com consumidores no Brasil e em países como Canadá, EUA, México, Chile e Colômbia.
De acordo o recorte brasileiro do estudo, nem sempre o pensamento e o comportamento se alinham e as pessoas ainda têm hábitos que expõem informações financeiras ao risco: 61% raramente, ou nunca, mudaram as senhas usadas para acessar contas on-line e a maioria (91%) acredita que os cinco minutos necessários para configurar novas tecnologias seguras e protegidas de pagamentos valem o tempo e o esforço. A boa notícia é que a pesquisa também descobriu que os consumidores brasileiros estão abertos aos novos meios de pagamento e receptivos a testar novas tecnologias: nove em cada 10 brasileiros (90%) estão dispostos a tomar as medidas necessárias para incorporar as novas tecnologias de pagamentos, como biometria, aplicativos digitais ou meios de pagamento sem contato (contactless) e confiam que as soluções digitais móveis protegem suas informações financeiras.
A demanda por pagamentos sem contato é alta, uma vez que 85% dos entrevistados gostariam que todas as empresas e lojas aceitassem essa forma de pagamento, e (63%) dos consumidores fazem compras usando pagamentos digitais em aplicativos ou sites por meio de seus celulares. Os pagamentos com cartões de crédito e débito são mais seguros do que dinheiro para 64% dos entrevistados porque apresentam opção contra furto e fraude.
“Apesar de os entrevistados terem boa ideia da importância de proteger seus dados pessoais e de realizar transações online seguras, eles mantêm hábitos de risco, como não mudar a senha ou consultar informações confidenciais online em locais públicos”, disse Valério Murta, da Mastercard.
Segundo ele, as novas tecnologias (cartões com chip e sem contato, por biometria, impressões digitais e reconhecimento de voz, etc.) são amplamente aceitas pelos consumidores e essas tecnologias ajudarão com certeza a combater os perigos detectados de forma proativa.