Mastercard quer reduzir a invisibilidade no futebol feminino

Campanha inclui filme, criado pela WMcCann, além de ações em redes sociais e mídia exterior

A Mastercard lançou uma campanha com a jogadora medalha de prata nas Olimpíadas de Paris, bicampeã brasileira, campeã estadual, Bola de Prata 2024 e campeã da Conmebol Libertadores feminina Duda Sampaio alertando para o fato de que o reconhecimento e visibilidade dados às mulheres é menor do que o atribuído aos jogadores homens.

O filme, criado pela WMcCann, mostra a jogadora em uma loja de artigos esportivos por mais de cinco horas sem ser reconhecida. "Foi uma sensação que, apesar de esquisita, a gente já está acostumada, né? Já aconteceu outras vezes, você fica pensando que algumas pessoas irão te reconhecer, mas às vezes não acontece. Tem lugares e situações que o pessoal reconhece, pede pra tirar foto, mas tenho certeza que há essa grande diferença para o futebol masculino. Tenho a certeza de que se eu fosse homem, jogando no Corinthians, conquistando o que conquistei, não ficaria tanto tempo em uma loja sem esse reconhecimento", diz Duda Sampaio, atleta da seleção brasileira e do Corinthians.

"Há mais de 25 anos, a Mastercard tem se dedicado a promover o avanço das mulheres nos esportes, especialmente no futebol. Nosso foco é reconhecer as atletas e aumentar a visibilidade do futebol feminino, contribuindo não apenas para a equidade de gênero nas competições, mas também para a construção de uma sociedade mais inclusiva, inspiradora e justa", explica Taciana Lopes, VP sênior de marketing e comunicação da Mastercard no Brasil.

A estratégia também inclui ações nas redes sociais de jogadoras e uma série de conteúdos colaborativos com influenciadores e jogadoras, como Fernanda Gentil, Yaya, Ketlen Wiggers, Marwa e com canais de criadores de conteúdo, como "Esse dia foi louco" e "Ele não disse isso". Além disso, atletas de times rivais trocarão "biscoitos", elogiando e promovendo umas às outras nas redes sociais. A campanha também inclui mídia na Record News TV e Youtube e Mulheres Positivas.

Além disso, a campanha ainda conta com imagens das jogadoras Vitória Yaya e Ketlen Wiggers espalhadas por meio de mídia externa na cidade de São Paulo, como um convite aos consumidores a reconhecerem as atletas e segui-las em seus perfis de redes sociais, aumentando, assim, sua visibilidade.

"Pensamos em uma ação que evidenciasse de maneira impactante o quanto as jogadoras femininas ainda podem ser invisíveis para o grande público, mesmo sendo grandes ídolos do esporte. Ao colocá-las em situações cotidianas, revelamos essa disparidade de reconhecimento, e a partir daí, a ideia foi valorizar e  contribuir para transformar essa realidade. Queremos inspirar as pessoas a enxergarem o talento e a trajetória de todas essas profissionais", explica Alessandra Sadock, ECD da WMcCann.