McCann usa ídolo dos quadrinhos para mobilizar população em Porto Rico

De acordo com a Comissão de Segurança de Trânsito de Porto Rico, 7 em cada 10 pessoas usam celular regularmente enquanto dirigem. Esta prática é a segunda maior causa de acidentes de trânsito e resultou em mais de 50 mil por ano na ilha. Foi então que a McCann San Juan decidiu recorrer a um querido personagem de quadrinhos publicado no jornal Primeira Hora, o Pepito, para gerar visibilidade sobre o tema.

A agência colaborou com os idealizadores de Pepito para a criação de uma série de histórias nas quais Pepito escrevia uma carta à Câmara pedindo leis mais rígidas contra o text & drive. Enquanto Pepito cruzava a rua para entregar a carta, ele foi atropelado por um motorista imprudente.

Durante uma semana, os quadrinhos continuaram sendo publicados, destacando o fato de a carta de Pepito nunca ter chegado a seu destino. Passada mais uma semana, e com Pepito em estado de coma, o Primera Hora publicou a carta original escrita pelo personagem, com instruções aos leitores sobre como enviá-la a Jaime Perelló, Presidente da Câmara de Representantes.

Caso os leitores não enviassem a carta ao representante governamental, Pepito não despertaria do coma. A campanha foi publicada tanto nas tirinhas impressas quanto na página de Pepito no Facebook. As notícias geradas pelo incidente com Pepito também pautaram as páginas editoriais do jornal Primera Hora, tanto na sua versão impressa quanto digital.

Graças às cartas enviadas pela população, a Câmara de Representantes votou a resolução de mudar a lei existente e aumentar de US$ 50 para US$ 250 a multa a quem utilizar o celular na direção. Além disso, 10% do montante arrecadado com a alteração da lei passou a ser destinado à criação de novas campanhas educativas sobre o problema.

Ficha técnica

Agência: McCann San Juan

Cliente: GFR Media

Produto: Primera Hora

Diretores Criativos: Aníbal E. Quiñones | Harold Jessurun

Diretor de arte: Harold Jessurun

Redator: Aníbal E. Quiñones