McCann Worldgroup cria operação dedicada exclusivamente à MasterCard

 

 

O McCann Worldgroup anuncia nesta quarta-feira (19) a criação de uma divisão focada exclusivamente ao atendimento de MasterCard — uma das principais contas globais do grupo. Com isso, nasce a McCann ExtraBoldCondensed, apelidada pela própria empresa de McCann XBC. Para comandar a operação, foi convidada Joyce King Thomas, ex-CCO da McCann Nova York e cocriadora da campanha “Não tem preço” em 1997, conceito que continua, após 15 anos, a ditar o ritmo da comunicação de MasterCard ao redor do mundo. A executiva assume o cargo de presidente da McCann XBC.

A nova operação será sediada em Nova York e terá seu time totalmente dedicado ao cliente. Além disso, a equipe atuará de forma integrada a outros escritórios do McCann Worldgroup ao redor do mundo, bem como com outras agências do Interpublic, que atendam MasterCard nos mais diferentes mercados. “Tudo o que uma marca global faz deve vir de um único propósito e posicionamento. A McCann XBC está sendo lançada para assegurar que a MasterCard tenha acesso ao material criativo que ela merece em todos os meios, em todos os países, e para assegurar que cada uma das peças de comunicação se origine de um ponto de vista único”, pontuou Joyce.

Além da presidente, a equipe da XBC contará com Richard O’Leary, atual diretor global de atendimento para MasterCard, como diretor geral; e Devika Bulchandani, atual diretora geral de estratégia global, no mesmo posto. “A MasterCard tornou-se, nos últimos anos, uma das marcas mais valiosas do mundo. Com a paixão da Joyce e a união de talentos, eu estou muito animado com o futuro uma vez que continuaremos a construir uma das marcas mais icônicas do mundo”, declarou Alfredo Gangotena, CMO (Chief Marketing Office) da MasterCard.

A equipe se reportará a Luca Lindner, presidente do McCann Worldgroup para Américas, Oriente Médio e África. “A MasterCard é uma grande marca e nós temos orgulho do trabalho que realizamos até agora. Estamos animados com a oportunidade de consolidar o seu status icônico. O mundo é hoje um lugar muito mais complexo do que era quando começamos. A McCann XBC foi criada para transformar esta complexidade em oportunidade e para assegurar que a MasterCard passe a obter ideias capazes de impulsionar os seus negócios, em todos os países, e em todos os meios”, afirmou Lindner.

Experiência

Esta não é a primeira atuação do McCann Worldgroup com uma operação focada em um único cliente. Em março deste ano, a empresa passou a participar da Commonwealth, criada pela GM — outro de seus principais clientes globais — para o desenvolvimento de toda sua comunicação. No caso, porém, o atendimento não é exclusivo, sendo dividido entre equipes da McCann — inclusive com participação da WMcCann — e da Goodby, Silverstein & Partners, pertencente ao Omnicom. Antes da criação da divisão, o cliente trabalhava com cerca de 70 agências ao redor do mundo.