MEC quer agência que conheça a realidade brasileira
O Ministério da Educação (MEC) recebeu nesta quinta-feira (29) as propostas técnicas das agências que participam de licitação com verba anual de R$ 14 milhões para publicidade.
As nove agências que entregaram os envelopes foram habilitadas: Matrix Comunicação, Big Grandes Idéias, Casablanca, Chagas&Chagas, DPZ, Lew’LaraTBWA, Link Bagg Comunicação, Paim&Associados e Wired Comunicação
Segundo fonte do propmark ligada ao ministro Fernando Haddad, a nova agência terá de ter uma parceria mais efetiva na análise das informações sobre educação, plano de desenvolvimento, e integrar as diversas mídias com os meios de comunicação que o MEC tem. “O MEC tem um portal com 5 milhões de page views, queremos uma agência que saia desse mundinho anúncio e filme para TV. A classificada precisará ter criatividade na mídia, no planejamento e terá de saber trabalhar com a realidade brasileira, precisará conhecer a realidade brasileira. Não queremos uma agência que pense apenas como São Paulo e Belo Horizonte”. A fonte disse ainda que “o ministério pretende estar com o contrato assinado no dia 30 de junho”.
Nos últimos três anos, a conta publicitária do ministério foi dividida entre Lew’LaraTBWA e Casablanca. A partir deste ano, a comunicação do órgão será comandada apenas por uma agência, que será escolhida pela comissão presidida por Antônio Melo.
A escolhida será responsável pela execução das ações de mobilização e campanhas publicitárias (filmes, spots, jingles, folders, cartazes, livretos, material promocional etc); planejamento estratégico de comunicação dos programas e ações; estudos e pesquisas que servirão de base para as intervenções de comunicação; e avaliação das ações de mobilização e comunicação.
A licitação foi aberta pela primeira vez em novembro de 2007, mas foi cancelada por erro de procedimento na fase de habilitação. Segundo Antonio Melo, não poderia haver identificação das agências participantes nos documentos entregues à comissão.
Na “primeira edição” do processo, entregaram documentos Adag, AgênciaClick, Big Grandes Idéias, Casablanca, DCS, Lew’laraTBWA, Link/Bagg, Morya, RC e Z+.0
Claudia Pereira