“Melhor conquista é poder expressar sem amarras quem se é”

Divulgação

Gabi Brites é diretora de cena da Delicatessen Filmes

Qual a maior conquista das mulheres nos relacionamentos sociais?

A melhor conquista é o poder de expressar plenamente e sem amarras, integralmente, quem se é. Nós começamos este despertar, mas temos muito de caminhar. É preciso que as pessoas acordem e rápido!

E no mercado de trabalho?

Essa conquista reflete no mercado de trabalho. A possibilidade de total expressão do seu prisma de vida, a possibilidade de usar as qualidades ligadas ao feminino (seja o gênero qual for) sem que sejam ironizadas ou recebidas com descaso. Acho que o mercado está começando a entender que o poder feminino não está na luta com o universo masculino, e sim, na soma das experiências.

Quais os pontos fortes de ser mulher? E os pontos fracos?

Nosso ponto fraco é não estar consciente e presente, e acabar distorcendo o masculino e o feminino. Afinal, independentemente de gêneros, somos seres que vivem, sentem medo, choram, gritam, se apaixonam, sofrem, filmam e morrem. Somos iguais. Então temos de ser iguais. Simples assim.

Você já enfrentou algum problema significativo de trabalho por ser mulher? Qual?

Nos primeiros trabalhos, os olhares dos clientes são sempre com desconfiança. Mas, depois, acabamos aprendendo a ter jogo de cintura e a mostrar a que viemos.

Como os homens podem contribuir para aumentar as conquistas das mulheres no mercado de trabalho?

Acho que os homens inteligentes já começam a entender que somos mais fortes como seres humanos inteiros e essa condição de gênero está saindo dos escombros de anos de opressão.