Melhorar a eficácia do criativo é prioridade para 64% dos líderes de marketing, segundo pesquisa
Estudo da Forrester também aponta que 70% dos entrevistados dizem que uma análise criativa orientada por IA pode ajudar a atingir seus objetivos
A Forrester Opportunity Snapshot divulgou um estudo, encomendado pela Vidmob, destacou a percepção de líderes sobre a importância da qualidade e medição criativa para maximizar a eficácia da publicidade. A pesquisa entrevistou 323 líderes corporativos de empresas, responsáveis por tomar decisões de software e tecnologia para impulsionar a eficácia criativa, de diferentes setores, como bebidas, beleza, bens de consumo embalados, serviços financeiros, empresas farmacêuticas e viagens.
De acordo com o levantamento, 71% dos entrevistados argumentam que melhorar a qualidade criativa é fundamental para impulsionar o crescimento da marca. 63% concordaram que o criativo é crucial para a eficácia da publicidade. 64% afirmaram que melhorar a eficácia do criativo é uma de suas principais prioridades de negócios nos próximos 12 meses.
Entre os principais desafios para aprimorar o desempenho das campanhas publicitária, a falta de eficácia criativa e/ou a dificuldade em medi-la foi apontada por 76% dos entrevistados. 45% disseram que seus métodos de teste atuais são demorados e/ou caros e 32% afirmam que só podem medir a eficácia criativa após o flight da mídia.
Inteligência artificial
Segundo o estudo, 70% dos entrevistados mencioram que o pré-teste criativo e a análise criativa orientados por inteligência artificial podem ajudar a atingir seus objetivos. 69% dos respondentes desejam usar a IA para atribuir índices de qualidade de criativos a seus anúncios antes de serem exibidos.
Além disso, 72% planejam usar IA para entender se um anúncio está em conformidade com as práticas recomendadas específicas da plataforma antes de ser veiculado. 58% dos entrevistados afirmaram que criar um centro de excelência é fundamental para a adoção bem-sucedida de ferramentas criativas de teste e análise orientadas por IA.
O levantamento ainda apontou que 65% esperam que essas ferramentas ajudem a melhorar a qualidade criativa, 64% esperam que essas ferramentas ajudem a melhorar a eficiência e 60% afirmaram que esperam que as ferramentas tragam aumento de receita.
"A pesquisa confirmou que os ativos criativos de uma marca representam uma das oportunidades mais significativas para melhorar a eficácia do marketing, e os dados criativos são a chave para desbloquear essa oportunidade", diz Alex Collmer, CEO da Vidmob.
Crédito: Foto de Christin Hume na Unsplash