#MemeDay é comemorado nesta quarta

O dia 13 de maio foi escolhido como o #MemeDay. Para quem ainda não conhece, o meme foi criado pelo escritor Richard Dawkins em seu livro “The Selfish Gene”, em 1976. É classificado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou entre locais onde a informação é armazenada.

O meme pode ser uma ideia, um conceito, sons ou qualquer informação que possa ser transmitida de forma rápida. Na internet, isso ocorre instantaneamente, quando algo é postado nas redes sociais e está relacionado a algum tipo de acontecimento popular.

As marcas, muitas vezes, utilizam essa linguagem para atrair seguidores nas redes e gerar compartilhamentos espontâneos de suas ações. É uma forma divertida de reforçar linguagens, conceitos, posicionamentos e, com isso, aproximar seguidores.

Como exemplo desse engajamento, a marca Tigre apostou na interatividade com seus consumidores e lançou o “Gerador de Memes”, criado pela Housecricket.  A ação utiliza os personagens e bordões da campanha publicitária “É Tigre pra toda obra”. Ao entrar no hotsite da campanha, os memes podem ser criados e, em seguida, compartilhados nas redes sociais ou pelo whatsapp. Em paralelo, um filme exclusivo para a internet, criado pela Talent, dá continuidade ao conceito “Se não for Tigre, Melhor Não”.

O site Mega Curioso, pertencente ao Grupo NZN, também embarcou na febre dos memes e criou três almofadas personalizadas numa ação para marcar o #MemeDay entre mídias e jornalistas.

“O #MemeDay é uma data curiosa e divertida, com total adequação da proposta do Mega Curioso. Um dos comportamentos dos usuários do vertical é acessá-lo durante uma pausa de trabalho, por exemplo, para relaxar. As almofadas representam muito bem esse momento de descontração”, explica Angélica Okamoto, diretora de marketing do Grupo NZN.

Três expressões foram escolhidas para estampar as almofadas: Trollface (representa uma pessoa que adora tirar vantagem ou fazer brincadeiras com outras pessoas); Cuteness Overload (utilizado para se referir a imagens bonitas e, geralmente, de animais, como cachorro tomando refrigerante de canudinho); e Puke Rainbow (usado para transmitir a ideia de que achou algo muito fofo ou está muito feliz).

Os memes podem ser estratégias das marcas para divulgarem suas campanhas, personagens e produtos. No entanto, em alguns casos, internautas podem se manifestar espontaneamente a respeito das ações das marcas e gerar, assim, memes tanto positivos quanto negativos.

Foi isso o que aconteceu com a Friboi em 2014. As frases ditas por Tony Ramos, garoto-propaganda da marca, na campanha publicitária viraram memes na internet. Com o sucesso e a repercussão positiva, a agência Lew’LaraTBWA criou a página Confiança Friboi, possibilitando a personalização do meme com o nome de pessoas e a foto do ator.

Outras marcas também viralizaram na rede. A campanha criada pela Talent para o Posto Ipiranga, por exemplo, virou meme com a frase “Pergunta lá no Posto Ipiranga”.

No comercial da Construtora Aguazul, o colunista social Gerardo Rabello resolveu dizer que sua filha estava no Canadá. O problema é que essa informação destoava do resto do texto. O resultado foram incontáveis memes.

A campanha para a Caixa, “Dudu tá lendo”, foi criada pela Borghi/Lowe e ganhou diversas versões.