Memes alimentam relação histórica da Talent com a cultura popular brasileira

Criatividade eficaz e planejamento estratégico também fazem parte de uma história que tem como base fortalecer o negócio dos clientes

Uma linha de pensamento evolutivo foi o que norteou o rebranding da Talent, que abdicou há cerca de um ano da Marcel, do portfólio do Publicis Groupe. Na verdade, como explica a CEO Lica Bueno, que chegou à agência criada por Julio Ribeiro nos anos 1980, em 2023, o processo já estava em andamento e foi consolidado na sua gestão. Mas sem abrir mão do DNA construído desde a sua fundação, que passa por criatividade eficaz e planejamento estratégico como base para fortalecer o negócio dos clientes.

Outro ponto que Lica destaca é a ligação com a cultura popular brasileira nas campanhas desenvolvidas pela equipe criativa da Talent, liderada pelo CCO Gustavo Victorino, que ela define como ‘Brasilzão’. Que também se materializa nos anunciantes que integram sua carteira de clientes, 70% deles conquistados no país.

Apenas 30% é fruto de alinhamento como Ferrero Rocher, Lactalis e Meta, as duas últimas para compra de mídia. A herança cultural envolve a criação de memes que se transformam em bordões clássicos como ‘Bonita camisa, Fernandinho’, ‘Pergunta lá no Posto Ipiranga’,  ‘Quem sabe, Safra’ e ‘Não é assim uma Brastemp.

A CEO Lica Bueno com os membros do board da Talent: Gustavo Victorino, Gabriela Soares, Eduardo Megale e Vitor Kamada (Divulgação)

“É uma obrigação nossa entender o Brasil. Manter esse legado também. Clientes como Claro e Ipiranga, que estão presentes em todo o território nacional, precisam estar bem antenados com a linguagem comum dos brasileiros. Os memes refletem essa preocupação. Mas trazendo as fortalezas do digital, que foi algo muito importante da relação da Talent com a Marcel”, diz Lica, com o aval do COO Eduardo Megale, que menciona a plataforma de dados Epsilon, adquirida pelo Publicis há cinco anos, para compreender essas fortalezas da identidade dos indivíduos brasileiros.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 10 de fevereiro de 2025