Mercado brasileiro representa 58% do investido em mídia na América Latina

O mercado publicitário brasileiro movimentou US$ 51,8 bilhões em 2013, o equivalente a 58% do total investido em publicidade na América Latina no ano. Os dados são do Media Book, relatório anual do Ibope Media que mostra indicadores de consumo de mídia e investimento publicitário.

A TV concentrou 53% do investimento e ainda ganhou força, uma vez que o relatório identificou um crescimento de 10% no consumo de TV paga pela população brasileira. No segundo lugar vêm os jornais, que concentraram 16% do bolo publicitário. O relatório também apontou aumento no consumo de internet. No Brasil, 60% da população acessam a rede com frequência e, destes, 86% se conectam de casa e 24% também o fazem no trabalho. Entre os internautas, 56% pertencem à classe AB e a faixa etária predominante entre os usuários (27%) é de 25 a 34 anos.

O total investido na América Latina foi de US$ 88,9 bilhões. A TV aberta segue como o meio que mais recebe investimentos – no Equador, por exemplo, onde 99% da população assiste TV aberta, o meio concentrou 86% do bolo. O consumo de internet também aumentou em todos os países, com os maiores índices de crescimento sendo registrados na Costa Rica (alta de 34%) e Panamá (variação de 15%).

O Media Book 2014 cobre penetração dos meios em 12 mercados da região anualmente e apresenta a penetração de meios como televisão, rádio, jornal, revistas e internet e o montante de verba destinado a cada um deles em países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Os dados do relatório, que incluem informações de acesso e perfil dos usuários de internet, bem como indicadores de audiência, mostram um retrato do consumidor de mídia latino-americano e identifica as principais tendências do mercado.

Foram analisados mais de 10 mil domicílios para estudar a TV, 76 mil entrevistas para pesquisa de rádio e 55 mil questionários do Target Group Index respondidos para a elaboração do estudo. “Com dados de 12 países em uma única plataforma, o Media Book 2014 permite que o mercado tenha acesso às principais tendências do segmento e proponha um plano de mídia com estratégias mais assertivas considerando a realidade de cada país”, afirma Antonio Wanderley, CMO do Ibope Media. O relatório pode ser acessado online.