Em celebração ao Dia do Publicitário, comemorado neste dia 1º de fevereiro, o propmark buscou os profissionais das agências

Vendedores de ideias e influenciadores de comportamentos. A vida e as multifacetas de um publicitário não podem ser resumidas em uma ou duas palavras, mas talvez as ditas no início desta matéria representem um pouco sobre a complexidade da rotina — ou a falta de — de quem está dentro das agências desenvolvendo as peças que podem ser assistidas nos mais diferentes meios.

A importância destes profissionais é tanta que eles ganharam um dia para celebrarem a profissão que escolheram ter. O dia 1º de fevereiro é marcado como o Dia do Publicitário, uma data que foi instituída em 1966 após a publicação do Decreto nº 57.690, com o intuito de regulamentar a profissão no país.

De 1966 para 2024, muitas coisas mudaram no mercado de comunicação em um geral, incluindo no da propaganda. Se antes a missão era apresentar as funcionalidades e "vender" um produto, hoje as peças somaram a necessidade de transmitir sentimento, mostrar propósito e gerar conexão entre marca e público.

Em celebração à data, o propmark buscou pelas agências porta-vozes para responderem a seguinte pergunta: o que é ser um publicitário?

"Ser publicitária para mim é... Nunca ter um dia igual ao outro e sempre tagarelar com todos os tipos de pessoas. É ir ao banheiro durante o ápice do filme, mas durante os comerciais ficar atenta em frente à TV. É prestar atenção em tudo que se vê e se ouve para não perder nada e ter ideias malucas para um job, enquanto brinco com meu gato. É dizer toda orgulhosa depois de ter reclamado do cansaço: "Olha, mãe, essa é a campanha que estou trabalhando". É ter alguns perrengues no meio do caminho e mesmo assim ser grata todos os dias por fazer parte dessa loucura boa", Vanessa Silva, redatora na Publicis Brasil
"Ser publicitário é ter que explicar algumas vezes para sua família que você não é quem cria o filme que eles acabaram de assistir. Isso, claro, quando não trabalha na Criação. Ser publicitário é ter uma dificuldade grande para explicar às amigas e amigos o que você faz, por exemplo quando trabalha na área de Negócios. Também é ser curioso, atento a tudo a sua volta, inquieto, resiliente, mas acima de tudo, feliz. Publicitário ama o que faz, está sempre envolvido pela sua profissão. E ai de quem a critique! Quando você entra nesse mundo é difícil sair dele, porque é apaixonante", André Gomes, vice-presidente de Negócios da BETC Havas
"Quando eu comecei no atendimento, em 1999, pedia emprestado pra criação os Archive, aqueles livros cheios de ideias, de campanhas do mundo todo. E quando chegavam as VHS de Cannes, eram dias de diversão garantida. Durante minha carreira, tive a sorte de participar de grandes campanhas. Na F/Nazca, durante 6 anos com a Skol e o "desce redondo", e há 13 anos, na Almap com a Volkswagen, que "você conhece e confia". Nesses quase 25 anos, muita coisa mudou, mas ser publicitário, pra mim, continua tendo o mesmo significado. Ser publicitário é amar a boa ideia. É amar o produto do seu cliente como se fosse seu. E amar quando aquela campanha finalmente vai pra rua", Chris Bock, head de atendimento regional da AlmapBBDO
"Ser publicitário é construir pontes, não entre lugares, mas entre pessoas, ideias e ideais. Ser publicitário é compreender que, por trás de cada público-alvo, existe uma pessoa e que, no interior de cada target, pulsa um coração. É reconhecer que temos uma ferramenta poderosa em nossas mãos, que, quando utilizada com responsabilidade, pode tornar o mundo melhor, embora o oposto também seja verdadeiro. Ser publicitário é uma missão e uma aventura incrível da qual tenho um imenso orgulho de ter escolhido para a minha vida", Beto Rogoski, ECD Latam da VML
"Ser publicitária significa compreender a comunicação em uma era digital acelerada. Plataformas como TikTok, Netflix e WhatsApp permitem que as mensagens sejam absorvidas a uma velocidade 2x. Isso nos desafia a criar conteúdos únicos e cada vez mais personalizados. Paralelamente, a sustentabilidade nos faz repensar como nossas marcas e produtos são percebidos, deixando de focar apenas no produto – além de definir "o quê", é importante considerar "como". Na comunicação, precisamos começar a incorporar os Rs (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recusar e Reparar) nas estratégias de marca. No varejo, a IA e o retail media estão transformando as estratégias e aprimorando o direcionamento ao público e a satisfação dos clientes. Como líderes, temos o dever de inspirar e formar novos talentos para fortalecer a cultura das agências e impulsionar o crescimento da nossa indústria. Ser publicitária é ser inovadora e, acima de tudo, uma agente de mudança", Cris Pereira Heal, head de negócios e impacto da Fbiz
"Ser publicitário é acreditar que a criatividade é o que temos de melhor para transformar obstáculos em oportunidades, antes mesmo das marcas, na nossa própria vida. Tomara que nesta e em qualquer geração não nos esqueçamos que é na vida real, nas emoções reais que a criatividade nasce e acontece", Fernando Musa, CEO da Ogilvy Brasil
"Ser publicitário é ser muitos em um só e tudo ao mesmo tempo agora. É prever os problemas, se antecipar e não esperar o briefing chegar para buscar uma resposta. É entender a combinação de diversas estratégias para acompanhar a jornada de consumo: criatividade, análise de dados e compreensão das tendências sociais. Ser publicitário é principalmente ter a consciência sobre o impacto que temos na vida das pessoas", Mariana Nunes, diretora-geral de atendimento da Druid
"Ser publicitário é ficar no computador falando com os amigos. Ao menos essa foi a definição do meu filho ao ser perguntado sobre o que o papai faz. E não está errado. Ser publicitário é ser uma pessoa normal, ainda que os cases nos convençam de que podemos mudar o mundo em 120 segundos. Mas, ainda sim, somos mais que vendedores: nós influenciamos comportamentos. E temos o dever de evitar os padrões irreais, de brigar por mais diversidade, de impulsionar a economia e dar voz a iniciativas que tragam retorno à sociedade. Estamos longe de ser heróis, mas podemos, pouco a pouco, fazer a diferença", Douglas Reis, DC da DPZ
"Ser publicitário é estar em constante mudança, em movimento, indo ao encontro da inovação e da evolução. Ser curioso e gostar de pessoas deve estar na essência, pois precisamos entendê-las profundamente, encantá-las. Usar e abusar de dados e tecnologias refletindo isso em uma criatividade efetiva. Trabalhar incessantemente por um objetivo maior, conectar pessoas a marcas, trazendo valor para essa relação que vem cada vez mais sendo uma via de mão dupla, de troca de experiências e conhecimento", Daniela Gazzano, Diretora de Mídia da Talent 
"Ser publicitário é se reinventar todo dia. Nós já fomos offline, online, ATL, BTL (um salve para os que lembram disso), mudamos nossas rotinas um milhão de vezes para nos adaptar aos novos meios. Isso porque uma das coisas mais mutáveis que existem é a comunicação. O que antes era sobre se sentar e assistir à TV aberta virou um mix de fluxos e canais que sobem e descem conforme as tendências. Somos - e devemos ser - seres adaptáveis, o que inclusive faz de nós muito mais que publicitários apenas. Somos estrategistas, negociadores, especialistas em entretenimento, interpretadores de dados e, acima de tudo, comunicadores", Carol Rosa, CCO da Jones
"É trabalhar incansavelmente para fortalecer a imagem de marcas e empresas, criando campanhas e peças publicitárias que promovam produtos e serviços, é comunicar idéias e projetos ao público. É estar atento as tendências do mercado e principalmente da sociedade para antever movimentos e introduzir as marcas de forma mais adequada e menos intrusiva. É ter apetite por inovação e transformar a propaganda em protagonista no dia a dia das pessoas. É pensar estrategicamente e não ter medo de errar. É entender que quando acha que sabe todas as respostas, vem as novas perguntas e os desafios recomeçam", Daniella Gallo, CEO da Warrior
"Ser publicitário é ser vendedor de ideias, assumindo uma missão que molda o consumo e influencia pensamentos, hábitos e estilos de vida. É uma responsabilidade gigante, onde equilibramos a arte de vender com ética e consciência social. Cada campanha, cada mensagem que criamos, carrega o poder de influenciar não apenas escolhas de consumo, mas valores e comportamentos. Graças à era digital, a audiência também mudou, se tornando instantânea, não mais líquida. Nossas mensagens se espalham rapidamente, e a resposta do público é imediata. Isso nos exige responsabilidade e sensibilidade ao conteúdo que criamos, pois as repercussões podem ser importantes. A propaganda ajudou a convencer milhões de pessoas que acreditaram em um homem que causou a morte de 6 milhões de judeus. Por isso, cada vez mais as marcas não apenas se preocupam com o que vendem, mas "como" vendem. Ideias que não refletem uma sociedade consciente das relações humanas e do meio ambiente são rejeitadas. Ser publicitário é abraçar esse desafio, é ser agente de mudança, usar o poder de influência para promover valores positivos e contribuir para um mundo melhor. É uma missão inspiradora, que nos lembra constantemente da importância de nossas escolhas e do impacto que podemos causar", Emerson Braga, CCO da Propeg
"Essa é uma pergunta muito relevante para o momento que estamos vivendo. Se me perguntassem isso antes da época dos dados - onde nos encontramos agora - eu falaria que ser publicitário é usar a criatividade para tentar vender uma ideia, produto ou um serviço, por meio histórias que tragam emoção. Uma espécie de fórmula de bolo para gerar resultados na mídia tradicional. Mas hoje, nesta chamada "Era dos Dados", onde estamos cada vez mais imersos em tecnologia, cercados de novidades a cada segundo, ser publicitário é acompanhar tudo o que acontece a todo instante, com uma equipe capaz de trazer resultados e entender o processo de construção de um case. Precisamos ficar atentos às tendências, insights, inovações e resultados de pesquisas e, com essas informações, criar algo simples e direto, mas que tenha uma história lúdica, sedutora e que gere conexão com todo esse processo de conversão, ocasionando no sucesso de uma ação publicitária e marketing integrado", Ricardo Tarza, sócio e diretor de inovação e criatividade da DreamOne
"Um publicitário é um eterno contador de histórias. Trabalhamos para dominar e entender a cultura, transformar conceitos em narrativas que encantam e conquistam. Diariamente, precisamos decifrar os insights ocultos por trás dos números, dando vida às histórias galgadas em cada tag implementada. Ser publicitário é atuar como roteirista todos os dias, traduzindo o cotidiano e construindo pontes entre marcas e pessoas e, assim, criar verdadeiros vínculos. Navegamos através dos algoritmos para aprofundar nosso entendimento sobre o comportamento humano, buscando transformar a mistura de tecnologia e pessoas em conexões únicas", Priscila Sanita, head de BI na iD\TBWA
"É uma atividade que amo, que me faz feliz e me tira da cama todos os dias cheio de sonhos e empolgação. Em um mundo cada dia mais algoritmizado, temos a possibilidade de trabalhar com criatividade, originalidade e bom humor. De nos conectar com a arte por meio da música, da fotografia e do cinema. Ideias têm o poder de conscientizar, mudar pontos de vista, gerar empregos e transformar indústrias. Aos 16 anos, o adolescente que fui e que adorava revistas e comerciais de TV, escolheu essa profissão. Agradeço a ele todos os dias", Astério Segundo, fundador e CCO da 35
"Publicitário é um termo muito amplo e com nuances que, honestamente, apenas quem está no dia a dia de uma marca, agência e/ou qualquer outra frente que carece de uma visão atual, objetiva e plural, saberá dizer. Ser publicitário passa por estigmas sociais de que você nem trabalha, passa o dia todo analisando redes sociais e está sempre em um ambiente descontraído e com poucas camadas de cobrança. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que a publicidade te faz um imenso mar em conhecimento, flexibilidade e principalmente jogo de cintura. Ser e/ou estar publicitário é um exercício diário de encontros, desencontros, arranjos e recomeços, inclusive com a suas próprias convicções. Por isso, encaro a minha profissão como um portal de oportunidades, que me convidam a refletir sobre o papel que eu ocupo não somente na organização do qual faço parte, mas também no legado social que eu e uma legião de colegas ajudamos a movimentar todos os dias. A publicidade mantém a vivacidade do lúdico e aterriza os objetivos de negócio através da criatividade. Enquanto nós, publicitários, somos seres incansáveis, que buscam, todos os dias, por uma evolução contínua. Feliz dia, meus amigos!", Thalita Feba, diretora de negócios da UM - IPG Mediabrands
"Imagina uma profissão onde parte dela é ficar numa sala conversando com um amigo e tendo ideias? Me parece a melhor profissão do mundo depois de terceiro goleiro do Real Madrid. É claro que existe um monte de trabalho duro (trabalho esse que eu detesto glamourizar) depois que a gente sai dessa salinha. Mas ainda assim me parece uma profissão única. Não consigo pensar em outra profissão onde saber quem fez o gol da final da Copa de 90 pode ser uma vantagem competitiva. Ah, foi o Brehme, de pênalti. Eu sei que o dinheiro está minguando, que a AI está chegando, mas continuo achando que os insights que vêm daquelas salinhas até virarem linguagem popular nas padarias da cidade, ainda fazem a gente se sentir especial, tão especial que ficamos falando desnecessariamente termos em inglês e irritando advogados, médicos, engenheiros e etc", Ricardo Dolla, CCO da Dentsu Creative
"Ser publicitário é ser ligado em detalhes, mas aqueles que passam despercebidos. O publicitário tem um senso de humor peculiar. Peculiar também é o seu fetiche por meias. Que foi inclusive abraçado pelos nossos amigos de colete da Faria Lima. O publicitário se emociona com a palavra e mais ainda com o gesto. Como o artista, ele é um camaleão de emoções, porque precisa vestir todas elas para sentir na pele o que projeta para as pessoas. Seu DNA é o caos. Talvez porque só nele seja capaz de encontrar e esconder seu tesouro. No final, ser publicitário é ser apaixonado por gente e suas relações", Carol Mello, CSO da Galeria
"Considero que estou publicitária enquanto trabalho. Mas o que sou mesmo é mãe, corredora, praieira, do mar. Sou muitas coisas que contribuem de forma definitiva para criar minhas perspectivas e minhas lentes para o mundo. Talvez, o mundo não precise de tantos publicitários, mas de pessoas que tragam suas verdades e olhares para quando estão trabalhando como publicitários. Para mim, estar publicitária é trazer minha essência pra cada trabalho que faço, potencializando o mundo a ser um lugar melhor, através da comunicação, que é onde escolhi atuar como profissional", Caroline Swinka, sócia e COO da SoWhat
Ser publicitário é não conseguir parar de ver referências em todos os lugares (mesmo quando você não quer). Cada filme, série, música, vídeo aleatório do TikTok ou OOH de uma marca pequena do interior do Mato Grosso - tudo vira referência pra algum cliente ou ação. Às vezes seu amigo ou parceir@ te manda um meme divertido e, quase por instinto, sua primeira reação é falar "Nossa, vou usar isso pra (insira a marca aqui)". Você acaba virando o chato do rolê. Mas tá tudo bem. Eu juro que é mais divertido do que parece", Brunno Maceno, head de conteúdo da Jotacom 
"Ser publicitário é transformar sonhos em campanhas que ecoam na mente do público e despertam desejos. Ser publicitário é dançar no palco da atenção para conquistar plateias com mensagens inesquecíveis, desafiar o convencional e tornar-se um agente de mudança. Facilitamos relações duradouras e significativas. Mergulhamos no universo da percepção e criamos poesia em meio ao caos, convertendo produtos em experiências memoráveis. Reinventamos o ordinário, conceitos simples viram ouro criativo. Publicitário é arquiteto de sonhos, construindo castelos de marcas que resistem ao teste do tempo", Paula Cravo, diretora de negócios da Oliver
"A necessidade de se comunicar, de se expressar através da arte – com frases, desenhos, pinturas, animações, filmes, música. Somos todos artistas. Procuramos cada vez mais descobrir sobre a humanidade e pensar em oportunidades de evolução a partir da criatividade e da inovação. Somos apaixonados em criar uma polêmica, uma ruptura, algo simples que ninguém nunca viu. Somos uma parabólica de ideias, de paixões, de dedicação, de rascunhos jogados fora. Somos experiência, razão e emoção, somos plurais – cada um na sua empatia de ser. É muita coisa para a gente ser. Mas somos. E, para ser um bom publicitário, precisamos ser cada vez mais", Henrique Tanji, fundador e CEO da Ritmika Audio Arts
"Ser publicitário é mergulhar diariamente no universo da criatividade, empoderando as palavras para atingir multidões através de mensagens impactantes e inovadoras. É a arte de transformar ideias em conexões, construindo narrativas que ressoam no coração do público. Nossa responsabilidade vai além de simplesmente vender. Somos arquitetos de narrativas que refletem e impulsionam a sociedade. Assim, ser publicitário é abraçar a dualidade de ser estrategista e artista, canalizando a criatividade para impactar e inspirar o mundo ao nosso redor", Camila Carrano, diretora de social e conteúdo da Moringa
"Um eterno curioso, criativo e observador de tudo, do útil ao inútil. Tudo é um novo ponto de contato com as pessoas. Um trabalho que é um reflexo da transformação do comportamento da sociedade, entendendo as mudanças constantes nos desejos, necessidades, e sonhos dos consumidores. Somos agentes da mudança e acreditamos que a próxima ideia sempre será a melhor", Pedro Derbli, head of gaming da Cheil
"Publicitários são arquitetos de sonhos, tecendo narrativas envolventes que transcendem a venda de produtos. Mestres em seduzir, criam experiências únicas que cativam e emocionam. Na alquimia da persuasão, cada campanha é uma jornada, transformando marcas em personagens inesquecíveis. Celebram a arte de influenciar escolhas, construindo conexões duradouras e deixando um legado na memória do público. No palco efêmero da publicidade, são os contadores de histórias que transformam conceitos em realidades irresistíveis", Rodrigo Toledo, sócio e COO da DOJO
"Ser publicitário vai além de promover produtos e marcas. Envolve compreender as pessoas, ouvi-las e estabelecer um diálogo autêntico. Trata-se de comunicar de forma que as pessoas se sintam genuinamente conectadas e entretidas. Isso requer que o conteúdo seja criativo, de entretenimento, não mais pasteurizado, evitando a padronização e demonstrando sensibilidade em relação à sociedade e à cultura local. Quando você olha para a sociedade, entende as pessoas, a cultura e leva criatividade nessa interação, a comunicação se torna incrível. Embora o termo "publicitário" estivesse antes associado a meios tradicionais de comunicação, como jornais, revistas e rádio, a evolução do cenário demanda uma abordagem mais abrangente. As pessoas mudaram e, obrigatoriamente para você viver o termo publicitário, é essencial estar profundamente conectado com todas as formas de interação entre as pessoas e as marcas, independentemente do canal. Isso implica em adaptabilidade, inovação e uma constante busca pela criatividade na comunicação e na experiência do consumidor", Eduardo Andrade, Co-CEO da AKM
"Ser publicitária pra mim é contar histórias inspiradas na memória - que ainda vão acontecer, comunicar o que nós pessoas temos de mais profundo e celebrar o que nos torna unicamente parecidos. Cada vez mais me enxergo como instrumento, que através das mais diversas ferramentas, traduzo o Universo ao meu redor", Paula Saul, Coordenadora de Social Media na Soko