Mercado de comunicação revela otimismo e aposta em crescimento

Todo o início de ano é a mesma coisa: a maioria das pessoas acha que o último ano passou mais rápido do que o anterior e mal acredita que o novo ano começou.

Mas 2020 já está a todo vapor, pelo menos para o mercado de comunicação, marketing e publicidade. Embora muitos executivos ainda estejam voltando das férias, o sentimento geral é de que o ano será de muito trabalho e oportunidades no campo da propaganda e mídia.

O PROPMARK preparou um especial em que líderes de agências, marcas, meios de comunicação e empresas especializadas revelam suas expectativas de negócios para 2020. As perspectivas são boas e otimistas.

“Temos de ser otimistas, há uma série de indicativos que dizem que o mercado vai crescer em 2020. Analistas preveem uma alta de 2,5% do PIB e sabemos que uma onda positiva no mercado reflete nos investimentos em publicidade e marketing”, afirmou Sandra Martinelli, presidente-executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Um dos pontos observados é a necessidade de o mercado publicitário seguir se reinventando em 2020. “O desafio atual é pensar em campanhas e formatos inovadores que funcionem na era da hiperconectividade, que tem transformado cada vez mais a maneira como as pessoas se comportam e consomem, ponto decisivo para a manutenção dos investimentos no setor. O mercado tem o desafio agora de criar e garantir relevância para as marcas em um contexto cada vez mais competitivo de disputa pela atenção do consumidor”, refletiu Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing e comunicação da Mastercard Brasil e Cone Sul.

Do lado das agências, um dos desafios é exatamente o de se adaptar às mudanças. “Estamos com expectativa de retomada e crescimento. Mas vale considerar que passamos por um período de intensas transformações, com a entrada cada vez mais forte da inteligência artificial, machine learning, digital transformation e expectativa para a chegada do 5G, que exigem adaptação e desenvolvimento constante, mas sempre em equilíbrio com a ‘essência humana’”, resumiu Nani Oliveira, head de projetos da Onze Marketing.

Créditos: Antonio Janeski / Unsplash