Mercado deve crescer até dois dígitos este ano

“O ano deverá se encerrar com dois dígitos ou bem perto disso, entre 8% e 10%, em relação ao ano anterior”. Foi a previsão feita por Orlando Marques, CEO do Grupo Publicis e presidente da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade). Ele foi o convidado do “Foras de série”, encontro promovido pela APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) nesta terça-feira (14), na sede da entidade, em São Paulo.

De acordo com o publicitário, apesar dessa expectativa, 2014 foi um ano que começou muito bem por conta da Copa do Mundo e “do otimismo nacional”. “No entanto, tivemos um segundo semestre um tanto quanto complicado”, disse.

“Ainda é muito cedo para dizer que o ano será ruim porque no primeiro semestre houve um bom crescimento, mas acredito que a segunda metade do ano deverá comer mais da metade do que a gente cresceu no início”, completou.

Marques colocou o Mundial como um evento fundamental e responsável por não deixar o mercado publicitário abaixo do esperado. “Se não fosse a Copa do Mundo, com um PIB desse tamanho, certamente teríamos um ano medíocre”, afirmou.

Em relação ao próximo ano, Orlando Marques diz jogar no time dos otimistas. “Mas eu acho que será um ano bem complicado, porque deverá acontecer um rearranjo na economia, independente de quem sair vencedores nessas eleições”, disse. “Quem vencer, terá o trabalho de reorganizar o Brasil, a administração pública, as finanças, entre outras tantas coisas”, ressaltou.

Com a palestra “Nós, os publicitários: missão, visão e valores”, o CEO do Grupo Publicis e presidente da Abap falou sobre a importância da atualização profissional para se manter no mercado de comunicação. “O futuro publicitário deve ser curioso e saber que essa é uma profissão muito séria, muito importante”, disse. “Não dá para falar que é publicitário apenas porque saber escrever ou desenhar, as coisas não funcionam por aí”, completou.