Mercado elege Saigon como a produtora de maior destaque
Quando o quesito é produtora, a Saigon sai na frente, embora outras quatro – veja lista ao lado – tenham sido bem cotadas também na consulta realizada pelo PROPMARK a diversas empresas da indústria da comunicação. A Saigon produziu este ano filmes de relevância. Marcelo Altschuler, sócio e produtor-executivo, que comanda a empresa com Vellas (diretor de cena) e Dois (dupla de diretores de cena – Pedro Pereira e João Dornelas), cita “duas ‘porradas’” – Caverna do Dragão e o Aposta com a Marina Rui Barbosa – este ano feitos para Renault, dirigidos pelo Vellas, com criação da DPZ&T.
Segundo Altschuler, o ano de 2019 começou bem, com grande campanha para Gol Linhas Aéreas, dirigida pelo Dois, criada pela AlmapBBDO. “A repercussão foi grande, e o mais legal e interessante desses projetos foi que esse barulho não veio somente de dentro do mercado, mas de gente de fora dele. E ainda houve trabalhos para Bradesco, Fiat Argo, Hyundai HB20, Mercado Livre e Itaú (Leia pra uma criança), que chamaram a atenção também”, enumera. Para ele, os principais fatores que fizeram o mercado lembrar espontaneamente da Saigon foi o próprio trabalho que ela realizou. “Somado a isso, tivemos a sorte de conseguir repercussão midiática interessante de alguns trabalhos, provocada pelos próprios clientes e agências, o que acabou trazendo essa lembrança e reconhecimento”, analisa.
Mesmo sendo uma produtora relativamente nova – lançada em 2014 -, a empresa consegue, segundo ele, despertar a atenção de muitos profissionais, pois é consequência do que fazem, e o melhor de tudo, porque gostam do que fazem e confiam em quem está no seu torno. “E tentamos fazer da forma mais transparente, colaborativa e horizontal, tanto internamente como com os nossos fornecedores e clientes”.
A Saigon, conforme Altschuler, investe nos melhores profissionais do mercado. Vem daí a conquista do destaque. “Na verdade investimos nos próprios filmes. Acreditamos que trabalho bom traz mais trabalho bom. Por isso todos os projetos têm o mesmo cuidado e dedicação, independentemente da verba, do tamanho”. Mas, assim como todo mercado, a produtora sentiu a retração econômica. “Foi e ainda tá puxado! O bolo nunca esteve tão pequeno e os clientes, de um modo geral, estão inseguros quanto a investir em função da instabilidade, não só econômica como institucional que o país vive”, analisa.
Mesmo com os problemas econômicos, ele acredita que, para fazer sucesso, a empresa precisa ter estrutura física mínima necessária, mas “o lance mesmo são as pessoas”. “Sempre o maior diferencial de qualquer coisa na vida”. Ele relata ainda que este ano foi marcado pela diversificação. “Rodamos um curta em Cuba (dirigido pelo Vellas), que está em fase de finalização, e temos uma série de projetos de entretenimento em fase de desenvolvimento”.
Confira a lista completa:
1º Saigon
2º Stink
3º O2 Filmes
4º Alice Filmes
5º Iconoclast