Mercado gaúcho busca valorização das agências

Pela primeira vez, as três principais entidades representativas da propaganda no Rio Grande do Sul se uniram para lançar uma campanha, elaborada pela Dez Comunicação, de valorização do papel das agências. A iniciativa é entre a Abap-RS (Associação Brasileira de Agências de Publicidade do Rio Grande do Sul), ARP (Associação Riograndense de Propaganda) e Sinapro-RS (Sindicato das Agências de Publicidade do Rio Grande do Sul). O objetivo é reforçar que as agências são decisivas na construção de resultados, imagem, confiança e parceria.

Sob o conceito “Agência forte, parceiro estratégico”, e o slogan “Tenha uma agência forte ao seu lado. Sempre”, a ideia é mostrar que elas desempenham um papel fundamental como parceiras estratégicas das empresas. “Essa campanha é importante porque demonstra, concretamente, a unidade das três principais entidades do setor no mercado gaúcho, que não apenas assinam a campanha, mas que estão trabalhando integradas, com ações conjuntas e objetivos compartilhados”, explica Fábio Bernardi, presidente da ARP.

A ideia das instituições é provocar uma reflexão sobre o modo como os anunciantes se relacionam com as agências e reforçar que o papel delas é muito maior do que o de uma simples fornecedora de comunicação. “Trata-se de uma campanha de esclarecimento e valorização da nossa atividade. Unimos competências para fortalecer o nosso mercado”, diz Miguel de Luca, presidente da Abap-RS.

Na opinião de Delmar Gentil, presidente do Sinapro-RS, a possibilidade de desenvolver projetos conjuntos confere muita força às instituições, o que reflete no próprio mercado e acaba sendo um benefício para todos. “Para tornar mais concretas as ações desse movimento, nosso primeiro passo foi identificar e definir o papel de cada uma das entidades e suas áreas de atuação. Formatamos um cronograma de projetos e metas a serem atingidas até junho do próximo ano, com o objetivo de qualificar as agências, através de capacitação, disseminação de informações relevantes ao segmento e acompanhamento de leis”, diz Gentil.