Mercado indica os destaques do ano na comunicação brasileira

Melhores do PROPMARK 2020 (Divulgação/Montagem PROPMARK)

Em um ano em que o comércio parou, lojas, shoppings, bares e restaurantes fecharam, e os investimentos em publicidade frearam por longos meses, as marcas que mais se comunicaram com o público (que ficou mais em casa) na mídia, obviamente, serão as mais lembradas neste período de pandemia do coronavírus. A campanha e o anunciante escolhidos no Especial Melhores do PROPMARK 2020, que reconhece as empresas e os profissionais de destaque do mercado da comunicação, estão entre os que mais apareceram nos comerciais de televisão e inovaram com suas estratégias de marketing no e-commerce, diante da corrida dos consumidores para comprar pela internet.

Santander SX, que “resgatou” a atriz Ana Paula Arósio e teve grande repercussão entre os brasileiros, ganhou como a Campanha do Ano, e Magalu, que puxa toda a categoria de varejo no e-commerce, é o Anunciante do Ano.

Em sua segunda edição, o levantamento Melhores do PROPMARK, que tem 10 categorias, é feito pela redação do jornal, que consultou via e-mail, no mês de novembro, cerca de 100 executivos C-Level das principais agências de propaganda e de live marketing no país, veículos de comunicação, marcas e produtoras. Cada pessoa indicou, espontaneamente, três nomes por categoria e os vencedores (que receberam mais votos) são revelados nesta edição especial.

Os outros oito ganhadores são: DPZ&T (Agência); CNN Brasil (Veículo de Comunicação); Eletromidia (Empresa de Mídia); TikTok (Plataforma Digital); O2 Filmes (Produtora); Igor Puga, CMO do Santander (Profissional de Marketing); Rafael Urenha, CCO da DPZ&T (Profissional de Criação), além da categoria especial Live, com Marília Mendonça e Havaianas. Todos esses nomes, sejam nos bastidores ou não, estiveram associados às maiores ações de comunicação neste ano, vide o TikTok, aplicativo que mais cresceu no ano, e a CNN, canal que estreou em março, bem no início da crise da Covid-19, e se destacou com sua cobertura.

“Foi um desafio enorme: começar uma emissora de TV e, ao mesmo tempo, informar ao público sobre a mais grave crise de saúde já enfrentada pela nossa geração. Começamos uma verdadeira cobertura de guerra”, recorda Douglas Tavolaro, CEO e fundador da CNN Brasil.

Além do Santander com Ana Paula Arósio, outra marca que deu o que falar nesta quarentena e gerou polêmica foi a Natura, com sua campanha para o Dia dos Pais, que teve a participação do transsexual Thammy Miranda, criada pela DPZ&T. A agência escolhida pelo mercado publicitário também levou outro assunto para a mídia, com a campanha do Itaú Personnalité, que gerou forte discussão e esteve em evidência num momento em que as pessoas eram bombardeadas por notícias da Covid-19.

“O mérito da DPZ&T foi colocar na pauta uma nova conversa sobre isenção de investimentos, que gerou polêmica ao questionar o modelo de operação das corretoras”, lembra Urenha. “O resultado é fruto de uma confiança intrínseca na relação duradoura que temos com os nossos clientes, o que nos permite assumir riscos em parceria com as marcas”, diz Eduardo Simon, CEO da DPZ&T.

Já o Anunciante do Ano nos Melhores do PROPMARK se tornou referência para o brasileiro comprar na internet. “Este ano de 2020 foi emblemático para o conceito Tem no Magalu. O mercado de repente se fechou. As pessoas ficaram com medo de sair às ruas. No primeiro dia da pandemia, 100% das nossas lojas foram fechadas, mas no dia seguinte estávamos com uma campanha na Globo com a oferta de frete grátis. O anunciante tem de ser sensível ao que está acontecendo. Também deixamos claro que não haveria demissões. Isso viralizou nas redes. As doações da família controladora também ajudaram a contagiar os consumidores. Quem falou de coração na pandemia apareceu mais”, diz Fred Trajano, CEO do Magalu, cliente da Ogilvy há 15 anos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lu do Magalu (em 🏠) (@magazineluiza)

Por fim, no ano das lives, o PROPMARK decidiu criar essa categoria especial. Deu Marília Mendonça com Havaianas, uma das primeiras lives que irromperam na casa dos brasileiros e com recorde de audiência: foram 3,2 milhões de pessoas acompanhando simultaneamente o show da sertaneja. Na apresentação no YouTube patrocinada pela marca e com criação da AlmapBBDO, a artista apareceu descontraída em sua casa, usando Havaianas. Confira os depoimentos dos vencedores dos Melhores do PROPMARK 2020 neste especial.