Mercado internacional já representa 72% do faturamento do Lado Animation
Estúdio está por trás da coprodução de cases como ‘In transit’, criado pela agência americana Area 23, vencedor de GP no Clio, entre outros
Fundado em 2011, o estúdio de design e animação Lado Animation colhe frutos de seu reposicionamento focado na expansão internacional. Nos últimos 12 meses, o mercado internacional já representa 72% do faturamento do estúdio — em 2023, essa fatia era de 31%, conforme informa Luciana Pessoa, sócia e diretora-executiva, comprovando como as produtoras brasileiras estão voando alto na produção de cases gringos para agências de fora que faturam muitos prêmios internacionais.
“O foco no mercado internacional foi um movimento estratégico e, ao mesmo tempo, natural. A animação é uma linguagem universal, e marcas globais buscam a consistência e a qualidade que o talento brasileiro oferece. É justamente atender com excelência e flexibilidade, aliada a um craft de sofisticação, que tem destacado estúdios do país no mercado internacional”, frisa Luciana Pessoa.
Um dos cases recentes que fez carreira em prêmios internacionais é ‘In transit’, coproduzido pelo Lado Animation e pelas produtoras brasileiras Famous Who e Bumble Beat, que conquistou dois Ouros no Cannes Lions 2024, o Grand Prix no Clio Awards e Yellow Pencil no D&AD, ambos este ano. Criada pela agência Area 23 (IPG Health) para os clientes Callen-Lorde Community Health Center, MTA (Metropolitan Transportation Authority) e o NYC LGBT Historic Sites Project, a campanha dá visibilidade para a cultura trans.
“Para nós, a maior relevância foi ter a oportunidade de colaborar em um projeto que trouxe à luz uma história tão importante sobre diversidade e aceitação. O reconhecimento que o trabalho recebeu, com prêmios como o Grand Prix no Clio e dois Ouros em Cannes, foi a consequência de uma grande parceria. Mas o resultado mais significativo para nós foi a prova dessa confiança: no ano seguinte, voltamos a Cannes premiados com dois Leões de Prata por novos projetos, feitos com a mesma equipe que idealizou o ‘In transit’. Essa continuidade, para nós, é o maior prêmio”, destaca Tom Gurgel, sócio e diretor criativo do Lado Animation.
De acordo com a diretora-executiva, a estrutura do estúdio é pensada para ser fluida. Segundo ela, um pilar fundamental que alimenta a criatividade é o Lado Lab, núcleo interno de pesquisa, programação e desenvolvimento. “Foi lá que desenvolvemos nossa pipeline de produção ao longo dos anos. Hoje, é o espaço onde nosso time explora e integra novas tecnologias, não para substituir o processo criativo, mas para expandi-lo. Dominamos a técnica para que nossos artistas e diretores tenham as melhores ferramentas para inovar e contar histórias impactantes que tragam resultados para as marcas”, completa Gurgel.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 13 de outubro de 2025