Mercado mantém confiança e otimismo após término do primeiro semestre

O primeiro semestre de 2014 terminou com os players da indústria da comunicação do marketing demonstrando confiança e otimismo no mercado, sobretudo nas Américas e na Europa. De acordo com o GMI, índice global instaurado pelo Warc – instituto de pesquisa e análise especializado em publicidade e marketing –, com a chegada do mês de julho, os níveis se mantiveram estáveis em 56.6 – considerado positivo nos dois aspectos.

O GMI é baseado na indústria global e em pilares como “condições do trade”, “verbas de marketing” e “nível de equipes”. Nessa média, 50 pontos indicam que não haverá mudanças nos próximos meses; 60 representariam um rápido crescimento; e 40, retração significativa. Os 56.6 pontos mostram que a indústria manteve a confiança dos últimos três meses – o que garante uma alta global de 2.3 pontos desde o começo do ano.

A região das Américas apresenta o melhor índice pelo quinto mês consecutivo, chegando a 57.7 pontos GMI. A Europa também tem boas condições: 57.2 – alta de 1,5 de junho para julho. Apesar de não estar no mesmo patamar, o mercado de Ásia-Pacífico aparece com bom índice, chegando a 55.1 (alta de 0,2 ponto).

“O GMI permanece consistente em relação aos dados de junho de 56,6. Isso mostra que os índices para todas as regiões se estabilizaram significativamente desde o final de 2013, com os comerciantes em geral otimistas sobre o seu ambiente de negócios”, analisa Suzy Young, diretora de dados e relatórios do Warc.