Mercado perde Abilio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar
Empresário estava internado no hospital Albert Einstein, na capital paulista
Fundador do Pão de Açúcar, Abilio Diniz morreu na noite deste domingo (18), aos 87 anos, no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O empresário foi o responsável pela criação e desenvolvimento do Grupo Pão de Açúcar, do qual foi presidente do Conselho de Administração até setembro de 2013.
Nascido na capital paulista, Diniz e seu pai abriram, em abril de 1959, o supermercado Pão de Açúcar, a primeira unidade que daria origem a uma das principais redes varejistas da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar.
No começo da década de 1970, ele inaugurou o primeiro hipermercado do Brasil, o Jumbo, e também o primeiro a criar supermercados em shoppings e a abrir as lojas 24 horas.
Já em 1995, após superar uma das piores crises do Pão de Açúcar, ele decidiu abrir o capital da empresa e, consequentemente, passou a adquirir supermercados menores.
Em agosto de 1999, o grupo francês de varejo Casino se torna sócio minoritário do Grupo, com 25% do total das ações. Anos depois, em 2014, o empresário assumiu uma cadeira no Conselho de Administração do Carrefour no Brasil. Já em maio de 2016, Diniz foi nomeado membro do Conselho de Administração do Grupo Carrefour, com sede na França.
Abilio Diniz deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos.
O Grupo Pão de Açúcar publicaram uma nota lamentando o falecimento de um dos seus fundadores. Leia abaixo:
"Lamentamos profundamente a perda do empresário Abilio Diniz. Sua significativa contribuição para o crescimento e consolidação do varejo brasileiro é inegável, especialmente pela sua história no GPA. Sua liderança e inovações moldaram o setor, impactando positivamente a economia nacional e inspirando gerações. Que sua memória seja honrada e seu legado continue a inspirar o empresariado no Brasil. Nossos sentimentos à família e amigos neste momento difícil".