Divulgação

O conselho administrativo da Accenture anunciou nesta sexta-feira (12) que Julie Sweet foi indicada ao cargo de CEO da companhia. David Rowland, que assumiu como CEO interino, irá ocupar o cargo de presidente-executivo. Com a mudança, Marge Magner, atual conselheira não-executiva, retomará a posição de líder do Conselho independente. As mudanças entram em vigor a partir de setembro de 2019.

Atualmente, Julie Sweet ocupa o cargo de CEO da Accenture para América do Norte, divisão com faturamento aproximado de US$ 18 bilhões no ano fiscal de 2018 e atendendo mais de 70% das empresas listadas no ranking Fortune 500. Anteriormente, Sweet foi conselheira-geral, secretária-geral e chief compliance officer da Accenture. Membro da equipe de liderança sênior da Accenture há quase uma década, a executiva teve papel importante nas estratégias de negócios e de investimento da empresa. Antes de se juntar à Accenture, Sweet foi sócia da firma de advocacia Cravath, Swaine & Moore LLP por 10 anos. Após assumir o cargo de CEO, Sweet também será membro do conselho administrativo da Accenture.

“Seu forte espírito de liderança para os negócios e capacidade comprovada para impulsionar resultados em nosso maior mercado de atuação fazem de Julie a pessoa certa para conduzir a Accenture para o futuro”, avalia Rowland. “A empresa encontra-se em um momento de crescimento positivo e com um ótimo posicionamento no mercado, o que dá ainda mais força ao nosso processo de expansão. Fico muito feliz que Julie irá liderar nossa empresa e que poderemos trabalhar lado a lado – e junto à nossa equipe de liderança sênior – em um processo de transição integrado para a próxima fase de crescimento e liderança de mercado da Accenture”.

Para Magner, “Julie tem o histórico de liderança e amplitude de experiência empresarial necessários para liderar a Accenture, incluindo a capacidade de construir relacionamentos duradouros com clientes, foco em liderança com inovação, compromisso com nossos funcionários e valores fundamentais, além de foco na entrega de valor aos acionistas. Em nome de todo o conselho, afirmo que estamos contando os dias para trabalhar com nossa nova CEO”.

“Também estamos muito felizes por podermos contar com a experiência de David na presidência executiva da empresa. Como CEO interino, ele foi um líder exemplar durante toda a fase de transição. Seu forte compromisso em impulsionar os negócios da Accenture foi em grande parte responsável por nos trazer ao momento de crescimento atual. Ficamos muito gratos pela sua liderança e gestão. Com Julie no cargo de CEO e David como presidente executivo, a Accenture ganha uma vantagem considerável no seu mercado de atuação.”

Em seu novo cargo de presidente-executivo, Rowland segue tendo um papel fundamental e ativo nos negócios da Accenture. Ele irá presidir o conselho de administração, atuar como conselheiro de Sweet, além de estar envolvido na estratégia de negócios de longo prazo da Accenture. Ele também continuará representando a Accenture junto a clientes do mundo todo e em grupos externos estratégicos.

“Fico honrada com a oportunidade de liderar uma companhia excepcional como a Accenture”, afirmou Sweet sobre seu novo cargo de CEO. “Fico feliz em seguir trabalhando lado a lado com nossa incrível equipe de liderança sênior, além de David – nosso novo presidente executivo – e todo o conselho administrativo da empresa. A Accenture conta com os melhores talentos e líderes da nossa indústria. Juntos, vamos capturar as próximas ondas de crescimento para a empresa, mantendo o foco no serviço aos clientes, criação de valor significativo aos acionistas e oferta das melhores experiências de carreira para nossos colaboradores”.

A Accenture confirmou que não haverá mudanças nas perspectivas de negócios para o quarto trimestre e nem para o ano fiscal de 2019 feitas pela empresa em seu relatório de resultados do terceiro trimestre de 2019, divulgado no último dia 27 de junho.