A Ampro (Associação de Marketing Promocional) realizou uma pesquisa para traçar o perfil dos profissionais de live marketing e verificou um amadurecimento do mercado. Os dados mostram que os profissionais têm, em sua maioria, entre 26 e 40 anos (69%), 46% vieram da área de advertising e 80% ficam até cinco anos na empresa.

“O projeto implica em estudar um pouco o perfil do profissional de live marketing e validou algumas necessidades que o grupo de RH já tinha levantado. A gente aproveitou para entregar esse referencial todo para o mercado. Além da pesquisa para identificar nosso perfil profissional, desenvolveu-se um guia de funções na agência e um manual de liderança”, falou Patricia Palley, diretora executiva da Ampro.

O estudo foi realizado com quase mil respondentes em todo o país e envolveu os comitês de pesquisa, inteligência e inovação e de relações sustentáveis, por meio do grupo de RH.

“De acordo com a faixa etária, 44% tem entre 26 e 35 anos, o que mostra que não é um mercado de gente tão nova. Se levarmos em conta os profissionais de 26 a 40 anos, o índice sobe para 69%. Isso mostra um bom amadurecimento do nosso mercado”, contra Denise de Cássia, líder do comitê de pesquisa

A maioria dos profissionais ouvidos trabalham para agências de médio e grande porte: 34% em empresas com mais de 100 colaboradores e 19% com de 51 a 100 colaboradores.

81% conhece as funções de seu job description, o que mostra que a maioria das agências tem os papeis bem definidos. “Antes todo mundo fazia um pouco de cada coisa, agora tudo está mais definido”, conta Denise.

Outro dado que mostra a evolução do mercado é que 75% dos entrevistados têm formação acadêmica relacionada com a área e, destes, 82% é de graduação ou pós-graduação.

A pesquisa foi usada como base para o Guia Referencial de Cargos e Funções e o Manual de Direcionamento para o Líder.

Congresso
Este ano, o Congresso de Live Marketing acontece no dia 23 de outubro, no Palácio Tangará, em São Paulo.

“No ano passado, aconteceu o Live Festival, que é mais voltado para a criatividade. Neste ano, acontece o congresso, que tem olhar mais para o business. A ideia da Ampro é promover um deles a cada dois anos para haver um revezando”, explica Patrícia.

A pesquisa e os produtos gerados a partir dela também serão abordados no evento. “Vamos fazer um painel sobre pessoas baseado em três pilares: a mudança das relações das empresas, a diversidade e o empoderamento”, adianta Patrícia.