A tecnologia continua dominando o ranking Best Global Brands, divulgado nesta quarta-feira (20). Apple (US$ 408.2 bilhões), Amazon (US$ 249.2 bilhões) e a Microsoft (US$ 210.1 bilhões) dominaram o top 3 da lista. Juntas, as três marcas respondem por um terço (33%) do valor total da tabela deste ano.

O restante do top 10 é formado por Google (US$ 196.8 bilhões), Samsung (US$ 74.6 bilhões), Coca-Cola (US$ 57.4 bilhões), Toyota (US$ 54.107 bilhões), Mercedes-Benz (US$ 50.8 bilhões), McDonald’s (US$ 45.8 bilhões) e Disney (US$ 44.1 bilhões).

O valor total da lista, que contempla 100 marcas, subiu para US$ 2.6 trilhões, um aumento de 15% na comparação com 2020 – essa é a maior taxa de crescimento nos últimos 22 anos do ranking Best Global Brands.

Amazon: segunda posição na Best Global Brands 2021 (Divulgação)

“O setor de tecnologia foi o maior responsável por esse crescimento sem igual que tivemos na tabela deste ano, o que também o coloca como o setor mais valioso pelo valor médio da marca, seguido por bebidas e artigos esportivos”, afirma Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil.

O aumento médio do valor da marca em 2021 é de 10%, significativamente maior do que a elevação de 1,3% em 2020, ano que sofreu grande impacto econômico em razão da pandemia.

CRESCIMENTO
Além disso, entre as novidades do ranking está a Tesla, que, após voltar para a tabela no ano passado, registrou o crescimento mais exponencial deste ano: aumento em 184% o seu valor. O desempenho, aliás, resultou em uma escalada de 26 posições.

Completando o trio de marcas com maior evolução, na comparação com o ano passado, está a Salesforce.com, que subiu 20 posições e a PayPal, que ganhou 18 colocações.

A Sephora é a única nova participante no ranking este ano. Sua entrada na lista, no entanto, resultou em um feito inédito: o Grupo LVHM passou a ser a primeira empresa a ter cinco marcas em uma edição do Best Global Brands. Além da Sephora, também estão na relação Louis Vuitton, Dior, Tiffany & Co. e Hennessy.