Com a compra, o GPA deixa de operar com o modelo de hipermercado no Brasil (Reprodução/Wikimedia Commons)

O Assaí comprou 71 pontos comerciais da bandeira Extra Hiper do Grupo Pão de Açúcar. Com a compra, o GPA deixa de operar com o modelo de hipermercado no Brasil.

Segundo o fato relevante publicado nesta quinta-feira (14), o valor da venda foi de R$ 5,2 bilhões, sendo que R$ 4 bilhões serão pagos pelo Assaí, de forma parcelada entre dezembro deste ano e janeiro de 2024. O restante do valor será pago ao GPA por um fundo imobiliário que tem garantia do Assaí.

De acordo com o site Money Times, os 71 pontos vendidos representam cerca de 70% das lojas do Extra Hiper no Brasil.

No comunicado, o CEO do GPA, Jorge Faiçal, afirmou que o movimento pretende intensificar o foco da companhia nos negócios que vem apresentando maior rentabilidade e acrescentou que a “bandeira Extra Hiper será descontinuada”. As lojas do formato que não foram envolvidas na operação serão convertidas para outras bandeiras.

O CEO do Assaí, Belmiro Gomes, afirmou no comunicado que a transação vai permitir uma “aceleração da expansão combinada ao fortalecimento dos resultados através da conversão de lojas em pontos comerciais excepcionais, localizados em regiões adensadas e com baixa sobreposição com a plataforma atual de lojas do Assaí”.