Em 21 anos, o Big Brother Brasil rendeu centenas de parcerias entre os participantes, ações de marcas e campanhas. Agora, talvez pela primeira vez, o programa foi a semente de uma iniciativa que combina as três coisas: ex-participantes, a estratégia de dois anunciantes e uma campanha.

Essa semana, as marcas Intense e Quem Disse, Berenice?, ambas do Grupo Boticário, atenderam a pedidos antigos de suas consumidoras e criaram o ship #Berenense. A parceria, que celebra a chegada de novos itens da linha Intense by Manu Gavassi e da recém-lançada coleção Rosé by Rafa Kalimann, aproxima as influenciadoras, ex-BBBs e amigas.

Idealizada pelas marcas em parceria com as artistas, a campanha tem filme e conteúdos para as redes sociais. O material foi inspirado em uma brincadeira com Manu e Rafa jogando cartas e completando frases uma da outra.

A partir da sinergia entre as amigas, a ideia é mostrar que as marcas se misturam no gosto das consumidoras, tangibilizando que a necessaire de maquiagem que é composta por produtos que se complementam.

Renata Gomide, diretora de Comunicação e Branding do Grupo Boticário, afirma que esse movimento entre as marcas coloca o comportamento do target consumidor e as conversas geradas nas redes sociais no centro da estratégia. “Mesmo sabendo que todos têm seus produtos queridinhos, dificilmente os amantes de maquiagem consomem apenas uma única marca da categoria. É uma dinâmica natural e muito criativa produzir o look com as variedades que o mercado oferece. Pensando nisso, entendemos que Intense by Manu Gavassi, com itens coloridos e multifuncionais, e Rosé by Rafa Kalimann, com o poder das partículas de brilho e do acabamento iluminado, se complementam”, diz.

A campanha também dá start na pré-venda do terceiro passo da colaboração entre o Boticário e Manu, com 14 produtos, sendo o maior deles desde o início da parceria em 2020, e dá sequência às ativações do lançamento de Rosé, com nove produtos. As linhas estão à venda nos respectivos e-commerces e demais canais de vendas das marcas.

Essencialmente digital, a campanha tem estratégia focada em ações nas redes sociais das empresas e das influenciadoras. “As duas marcas são muito digitais, então há uma estratégia bem robusta nesse ambiente. Estamos discutindo outras coisas, mas a princípio será no digital, com presença em todos os canais que nós estamos”, diz Renata.

A executiva ponderou ainda que mais importante do que o flight de mídia, é a narrativa construída com esses elementos. “A maior riqueza dessa campanha é o conceito. Um conceito que engaja, independentemente de investimento em mídia. A verdade está na amizade delas, no dia a dia da consumidora de mixar marcas e na diferença do conteúdo. O filme mostra isso: um pouco da história delas, como elas se conhecem. O grande ponto é que quando você traz algo relevante para a consumidora, é muito menos sobre qual é o investimento na mídia e muito mais sobre como isso segue de maneira orgânica, com as pessoas perguntando, engajando”, afirma.