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O legendário Lee Clow anunciou nesta quinta-feira (14) sua aposentadoria após uma carreira de cinco décadas na Chiat Day de Los Angeles, posteriormente na TBWAChiat Day e ultimamente atuava como chairman emmeritus da divisão TBWA Media Arts Labs, que fundou em 2006 para servir à Apple e incorporar sua visão de uma agência que impacta a cultura, em vez de apenas “fazer anúncios”.

Ele foi o responsável por antológicas campanhas para a marca Apple, como “Think different” e “1984”, construídas lado a lado com o criador da marca, Steve Jobs. Cases que quebraram paradigmas da publicidade global e consolidaram o branding da Apple.
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Também levam a assinatura de Clow projetos como “Dogs rule”, para a Pedigree, “Yo quero Taco Bell”, para a rede de comida Mexicana Taco Bell, e “Impossible is nothing”, para a Adidas.
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Referência de várias gerações, Clow está sendo saudado nas redes sociais por profissionais como Renato Fernandez, CCO da TBWA, que beberam na sua fonte criativa: “Obrigado por tudo! Ninguém ama mais a publicidade do que Clow”, disse Fernandez.

Fabio Seidl, CCO da Velocity BBDO, engrossou o coro rasgando seda a Clow em sua página no Facebook: “E outro ídolo se aposenta. Lee Clow, o homem que mostrou que cada criativo publicitário tem que pensar diferente. Obrigado por ser uma lenda.”

Ouvido pelo PROPMARK, Nizan Guanaes, que conheceu bem Clow e é seu admirador, foi suscinto: “Eu acho que é como ver o Pelé deixar o campo. O maior tributo para o Lee Clow é não deixar a boa propaganda se aposentar. Os jovens agora são os responsáveis para conduzir essa tocha.”

Felipe Luchi, sócio e CCO da Lew’LaraTBWA, trabalhou ao lado de Clow em um projeto sobre futebol para o cartão Visa para a Copa do Mundo da Africa do Sul. “É um profissional apaixonado por criação, mas uma criação icônica e com um olhar sensível, esperto e muito preocupado com o bonito. É um cara simples, que anda de chinelo, camiseta e berbuda, mas não pense que esse jeito é relaxado. Pelo contrário, é um cara duro e sabe arrancar da sua equipe o melhor para um projeto de criação”, analisou.

Washington Olivetto, da McCann Londres, disse que não acredita na aposentadoria de Clow: “Eu conheci o Lee Clow através do Jay Chiat, que foi quem me apresentou a ele, em 1981. O Jay Chiat e o Lee Clow formaram, sem dúvida nenhuma, a mais brilhante dupla de um planejador, o Jay, com um criador, o Lee. Anos atrás, o Jay Chiat mentiu que tinha morrido, mas todos nós sabemos que ele só mentiu, ele continua vivo pra todo mundo que ama o negócio da publicidade. E agora o Lee Clow mente que está se aposentando, coisa que a gente também sabe que é mentira. O Lee Clow vai continuar trabalhando pra todos nós que gostamos desse negócio o tempo inteiro. Ou seja, Jay Chiat e Lew Clow, além de dois grandes publicitários, sempre foram dois grandes mentirosos.”

“Os anos que passei fazendo essa coisa chamada ‘publicidade’ foram divertidos, desafiadores, recompensadores, enlouquecedores – às vezes dolorosos – mas, principalmente, alegres. E eu não trocaria um dia disso”, disse Lee Clow em sua carta de despedida intitulada “Love Note to Advertising “, publicada hoje.

Clow continua trabalhando em um projeto de filme pessoal que conta a história por trás de algumas das propagandas mais famosas da história, relembrando seus 50 anos na ChiatDay – as pessoas, o trabalho – e recontando como eles fizeram isso.

Ele também continuará envolvido no grupo de impacto social da agência, For Good, com sede em Los Angeles, onde aconselhará projetos selecionados para clientes que compartilham seu compromisso com o planeta e as pessoas (e animais) que o habitam.