Reprodução/Youtube

Pela primeira vez no Brasil, o Burger King veicula um comercial com audiodescrição inserindo o recurso no canal principal de áudio na TV aberta. Ou seja, pela primeira vez cegos e pessoas que enxergam serão impactados pelo mesmo filme, já que normalmente esse recurso fica disponível no canal secundário, acionado pela tecla SAP. Eduardo, pessoa com deficiência visual e consumidor da marca é o protagonista da nova campanha – promoção King em Dobro, que permite combinar dois sanduíches da rede por R$15. A criação é da David.

“É um trabalho que faz refletir sobre acessibilidade e esperamos que faça o mesmo com todos que vão assisti-lo. Eduardo é um cara que ri de si mesmo e também curte uma zoeira, como todo bom amante de Burger King”, conta Rafael Donato, VP de criação da agência responsável pelo case.

A escolha do protagonista tem como objetivo conscientizar sobre a importância da representatividade uma vez que, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo que a visual é a mais comum delas, somando mais de 6,5 milhões de pessoas, o equivalente a 3,5% da população nacional.

“Nós trabalhamos constantemente para que todos se sintam acolhidos e livres para serem quem são, respeitando suas individualidades. Lançar a primeira campanha com audiodescrição em rede aberta é um reflexo do nosso posicionamento. Queremos que todos possam ter o mesmo envolvimento e a mesma absorção com a nossa campanha”, reforça Ariel Grunkraut, diretor de marketing e vendas do Burger King Brasil.

Em paralelo com o novo comercial, o Burger King anuncia o compromisso de continuar promovendo ações para tornar os restaurantes cada vez mais acessíveis. Além das lojas contarem com cardápios em braile, os novos projetos de restaurantes estão arquitetados para serem 100% adaptados à acessibilidade.

Há também uma iniciativa que será ampliada nível Brasil até o fim do ano para ajudar os consumidores com deficiência auditiva no momento do pedido, em parceria com a Signumweb – startup especializada em comunicação inclusiva. Quando falamos dos canais digitais, o BK terá seu site acessível até o fim deste ano, o APP e o Totem até 2020. Já pensando em colaborador, a empresa mantém parceria com diversas ONGs espalhadas pelo Brasil que tem como objetivo auxiliar na captação de PCDs e acompanhar o desempenho destes colaboradores em suas atividades. No momento, há vagas em aberto e basta se cadastrar para se candidatar. As vagas podem ser acessadas aqui.

Além de todos os compromissos da marca firmados com o tema, o Burger King contou com a parceria da Sondery – Creative Accessibility, consultoria que cria soluções de acessibilidade para o mercado de consumo.

FICHA TÉCNICA

Agência: DAVID SP

Campanha: 2×15 – “Cego”

Cliente: Burger King Brasil

Produto: King em Dobro

Managing Director: Sylvia Panico

VP de criação: Rafael Donato

Diretor de criação: Edgard Gianesi

Redator: Bernardo Tavares

Diretor de Arte: Paulo Damasceno

Atendimento: Carolina Vieira, Rafael Giorgino, Roberta Magalhães, Martina Adati

Produção: Fabiano Beraldo, Silvia Neri, Fernanda Peixoto, Brunno Cunha, Gustavo Viola

Planejamento: Daniela Bombonato, Carolina Silva, Bruno Gomiero

Mídia: Márcia Mendonça, Mateus Madureira, Felipe Braga, Renata Oliveira

Social media: Lucas Patricio

Produtora: Café Royal
Diretor: Joca_Georgia Guerra Peixe
Produtor executivo: Moa Ramalho
Atendimento: Nanci Bonani e Andreza Oliveira
Coordenador de produção: Alex Missaka
Diretora de Produção: Maran Poian
Direção de fotografia: Thiago Beck de Vicentis
Assistente de direção: Manu Carvalho
Direção de Arte: Luciana Bueno
Figurinista: Sara Teitelbaum
Produtora de Elenco: Hugo Aldado, Debora Carvalho, Fabio Siqueira
Produtora de Alimentos: Paula Rainho
Pós-produção: Café Royal
Coordenação de pós produção: Anita Cintra
Finalizador: Murillo Moura
Editor: Daniel Crepaldi
Correção de cor: The End
Produtora de som: Jamute
Produção Executiva de som: James Pinto
Atendimento: Sabrina Geraissate e Kiki Eisenbraun
Coordenação: Juliana Zuppo e Cassia Garcia
Engenheiro de som: Otavio Bertolo, Fernanda Galetti e Rafael Laurenti
Consultoria de acessibilidade: Sondery – Creative Accessibility
Consultores: Ana Clara Schneider, Rafael Duarte, Luciana Oliveira, Edgar Jacques
Audiodescrição: Roteiro – Rosa Matsushita / Consultoria – Edgar Jacques / Diretor de Voz: Thonny Cavaglieri / Locução: Mariana Ferrari
Aprovação do cliente: Ariel Grunkraut, Thais Nicolau, Natalie Bursztyn, Marilia Santos